17 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra regressa à época medieval

14 de Junho 2019

Coimbra recria mais uma Feira Medieval. Este certame, um dos mais antigos do país, abre hoje (14 de junho), com a realização da ceia medieval, no Convento S. Francisco, e continua amanhã, ao longo do dia, com o habitual mercado no Largo da Sé Velha e no Quebra Costas.

A cidade é convidada, assim, a viajar no tempo e a conhecer as tradições de outrora. O programa começa hoje, às 19h30, com a ceia, um banquete confecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) que será acompanhado de animação, assegurada pela companhia de teatro Viv’Arte.

O programa continua amanhã, das 9h00 às 19h00, com a realização da tradicional feira que vai dar a conhecer a todos os visitantes os sabores, os aromas, os ruídos, os ofícios, a animação e o modo de vestir que caraterizavam as feiras medievais. Esta recriação vai envolver centenas de figurantes que, como destaca a Câmara de Coimbra, procura reproduzir “o ambiente mercantil e a sociabilidade típica da época medieval, promovendo-se, em simultâneo, a diversão e o lazer que a dinâmica de animação do evento oferece aos visitantes”.

Dedicada ao Infante D. Pedro, Duque de Coimbra, o mercado abre às 10h00, depois da bênção e da leitura da Carta da Feira, acompanhada pelo toque de trombetas. Já o Cortejo Régio tem início às 10h30, com a entrada do Infante D. Pedro acompanhado pela Duquesa Isabel de Urgel e pelo seu séquito de embaixadores, núncios, mestres de armas, prebostes, meirinhos e alcaides. Segue-se a convocatória aos cavaleiros-vilões e a ajuramentação de vassalagem, pelas 11h00. Durante a tarde decorrem várias atividades de animação, a reposição de figuras e quadros da época, onde não faltarão saltimbancos, jograis e trovadores.

A concretização do ambiente medieval é possível graças à colaboração de vários agentes culturais, trajados à época, que comercializarão, nas suas tendas, produtos típicos da época, como aves, azeite, azeitonas, carne de porco, enchidos, cereais, frutos verdes e secos, mel, ovos, pão, peixe, sal, sopa de legumes, utensílios de madeira, tecelagem, esteiras, cestaria, joias e outros.

A feira é organizada pela Câmara de Coimbra, com a colaboração da paróquia da Sé Velha, SASUC e Município de Montemor-o-Velho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM