13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra recebe tributo a Zeca Afonso

25 de Janeiro 2019

Coimbra vai recordar, no dia 16 de fevereiro, José Afonso. O espetáculo está marcado para as 21h30, no Pavilhão Centro de Portugal, e vai juntar em palco o Grupo Jardim Jazz e o Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro (OCC), entidades que se juntam para promover este “Tributo a José Afonso”.

O espetáculo pretende aproximar o público francês da música e da poesia de Zeca Afonso, num encontro com a voz da jovem soprano Mariana Fabião com arranjos em tons jazzísticos. As canções mais emblemáticas do cantor vão estar em destaque neste tributo, que contará também com um conjunto de fotografias, a preto e branco, que mostram manifestações e revoltas em diversas partes do mundo, da autoria do documentarista e fotógrafo, Jean-François Dars.

A criação pretende realçar a universalidade e a intemporalidade da obra de José Afonso, ousando a aproximação à música clássica, numa instalação artística onde será lida a carta de Pierre Léglise-Costa, que conviveu com o compositor.

Propomos à OCC uma simbiose estimulante provando, assim, que a música de José Afonso desafia e desconstrói rótulos e espartilhos. O nosso encontro em Coimbra com a OCC é muito importante pois em outubro de 2019 estaremos juntos em Paris para apresentar dois concertos”, refere José Inácio, do Grupo Jardim Jazz.

O Jardim Jazz conta com o apoio do Instituto Camões e da Maison du Portugal André de Gouveia – Cité Internationale Universitaire de Paris.

Este espetáculo tem, ainda, a colaboração do núcleo de Coimbra da Associação José Afonso. Os bilhetes custam 10 euros e podem ser já reservados na OCC.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM