5 de Dezembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra quer melhorar mobilidade no centro da cidade

24 de Maio 2019

A Câmara Municipal de Coimbra apresentou, esta semana, durante o Portugal Smart Cities Summit 2019, que decorreu de terça a quinta feira na Feira Internacional de Lisboa, um dos dois novos miniautocarros 100 por cento elétricos que vão reforçar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos (SMTUC), relançou o serviço Ecovia e anunciou que quer criar novas condições de mobilidade no centro da cidade

Durante este certame, considerado o maior evento sobre cidades inteligentes, a autarquia anunciou que, numa primeira fase, “o investimento será superior a 630 mil euros nestes dois novos miniautocarros elétricos para reforçar o transporte flexível da Linha do Centro Histórico, o que vai permitir, também, que o serviço seja prolongado, melhorado e alargado”. Dá ainda conta que estes dois miniautocarros elétricos têm seis metros de comprimento, um motor com 125KW de potência, uma capacidade das baterias de 66kWh e uma lotação total de 19 pessoas.

Numa segunda fase, vai ser lançada a Ecovia, adianta o Município, explicando que este serviço irá ligar “pontos estratégicos e de grande afluência a parques de estacionamento periféricos”. Recorda que, nesse sentido, submeteu, em outubro de 2018, mais uma candidatura ao PO SEUR, para a aquisição de cinco autocarros e nove miniautocarros elétricos, respetivos sistemas de carregamento e serviços de assistência técnica e monitorização dos resultados. Esta candidatura representará um investimento total estimado de seis milhões de euros.

A Câmara Municipal de Coimbra pretende continuar a apostar na renovação da frota dos SMTUC, o que tem vindo a fazer nos últimos cinco anos e que já se traduziu, segundo os números divulgados, num “reforço de mais de 40 autocarros (sendo dois híbridos e 10 elétricos), num investimento de cerca de nove milhões de euros”. De acordo com a autarquia, nos próximos três anos a frota dos SMTUC deverá ter “cerca de 25 veículos 100 por cento elétricos”.

A aposta na mobilidade esteve em destaque no stand do Município de Coimbra no Portugal Smart Cities Summit, espaço onde a autarquia procurou mostrar o que “de melhor e mais inovador se faz na cidade”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM