Coimbra está no epicentro da promoção e da internacionalização da arte contemporânea portuguesa, com a apresentação do PARTE – Portugal Art Encounters, na próxima sexta e sábado, 29 e 30 de Julho. Um programa inédito, da empresa Flamingo Circuit, que pretende reforçar a relação com o Turismo para afirmar o país como um destino de referência no circuito artístico, contando com o apoio institucional do Turismo de Portugal, do Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e, nesta edição inaugural, das autarquias de Coimbra e de Loulé.
PARTE é um programa anual e de continuidade que apoia a internacionalização do sistema da Arte Contemporânea em Portugal. Organiza-se em dois circuitos consecutivos de visita ao país, designados PARTE Circuits, que culminam com a realização do seminário internacional de arte PARTE Summit e com o lançamento da publicação-guia de Turismo de Arte – PARTE Book. A organização convida profissionais que se destacam no panorama artístico internacional, que influenciam os temas, as programações e os regimes de mobilidade neste sistema, a conhecerem uma seleção criteriosa do que Portugal tem para oferecer em termos de produção artística, acolhimento, património cultural e natural.
No âmbito da sua política de valorização e de apoio ao ecossistema cultural e aos seus vários segmentos, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra tem como um dos seus objetivos centrais para os próximos anos precisamente a apologia, a difusão e o apoio ao universo da arte contemporânea, enquanto área-âncora estratégica para este território, que conta com várias estruturas, equipamentos, projetos e dinâmicas de inegável potencial e relevância.
No dia 29 decorre um circuito de visitas da equipa de curadores internacionais na cidade, sob a coordenação do prestigiado Vicente Todolí. O seminário internacional de arte PARTE Summit’22 acontece no dia 30, entre as 9h30 e as 18h30, no Convento São Francisco, na sala D. Afonso Henriques. O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, vai abrir o PARTE Summit’22.
A CM de Coimbra promove também um concerto, pelas 22h00, para toda a população para o concerto de O GAJO. Um projeto do músico João Morais que abraça a Viola Campaniça para, em formato de trio, com os prestigiados Carlos Barretto no contrabaixo e José Salgueiro nas percussões, criar releituras e ligações entre a tradição e a contemporaneidade. O espetáculo será de entrada livre no Convento São Francisco.
Os bilhetes para a PARTE Summit’22 em Coimbra podem ser adquiridos através da página do PARTE Portugal Art Encounters, e nas bilheteiras físicas ou online do Convento São Francisco