10 de Julho de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra mais bonita e atrativa na quadra natalícia

6 de Dezembro 2019

Coimbra está mais bonita nesta época natalícia. As atrações são muitas e para todas as idades, convidando população e visitantes a viverem a magia do Natal no “coração” da cidade.

Promovido pela Câmara Municipal, o programa arrancou no domingo, num ambiente de grande festa, e vai prolongar-se até 6 de janeiro. O Terreiro da Erva vai acolher algumas das principais novidades, como a pista de gelo natural, o carrossel parisiense e uma árvore de Natal interativa, três estruturas que abrem hoje (6 de dezembro) e vão funcionar até 25 de dezembro de forma gratuita, das 14h00 às 22h00, exceto na véspera e dia de Natal, em que estarão disponíveis das 11h00 às 17h00 e das 15h00 às 20h00, respetivamente.

Espetáculos de rua, concertos, teatro, dança, cinema, feiras, mercados, conferências, oficinas, visitas guiadas, desfiles, animação de rua, eventos desportivos e workshops são algumas das atrações do programa, que continua a dar um especial destaque aos presépios, sendo de destacar o da autoria de Cabral Antunes que pode ser visitado no Mercado Municipal D. Pedro V e o da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, que abre a 13 de dezembro, na Casa Municipal da Proteção Civil.

A tudo isto junta-se o cenário de grande beleza que se vive na Baixa, com a iluminação e os vários motivos natalícios a encantarem os visitantes. Na Praça 8 de Maio, sobre o plano de água, está instalada uma estrela suspensa com sete metros de largura, e em frente à Câmara está um elemento com bancos acompanhado do #Coimbra. O Largo da Portagem, a Praça da República e a Ponte de Santa Clara contam também com grandes atrações, como árvores de Natal, presépios e outros adornos natalícios de grandes dimensões.

No que toca à iluminação, há sete novos pontos de luz, com motivos alusivos à época festiva, na Praça das Cortes, entradas da Rua das Padeiras, Rua das Azeiteiras e Rua da Sota, na Rua dos Sapateiros, em todos os corredores da Avenida Sá da Bandeira e junto à Estação Ferroviária de Coimbra B, apostando a autarquia em “iluminação ecológica” e “amiga do ambiente”. A iluminação mantém-se às portas da cidade e na área urbana (Rossio de Santa Clara, Casa do Sal, Estação Velha, Lages, Praceta Mota Pinto, Vale das Flores e rotunda das Palmeiras), em diversas rotundas emblemáticas da cidade e no Mercado Municipal, podendo ser apreciada todos os dias entre as 17h00 e as 24h00, prolongando-se até às 02h00 aos fins de semana e na noite de Natal e até às 06h00 na noite de fim de ano.

A animação vai estender-se por cinco semanas e conta, como realça a autarquia, com o “contributo dos agentes culturais do concelho”.

Corrida São Silvestre com adesão recorde

Carlos Cidade, Luís Gaspar e Gonçalo Gaspar apresentaram a 42.ª Corrida São Silvestre

A nível desportivo, o destaque vai para a Corrida São Silvestre, que vai já na 42.ª edição e que deverá bater o recorde dos 1500 participantes, registado há quatro anos. Apresentada na terça feira, esta corrida sai à rua a 14 de dezembro, a partir das 18h30, incluindo a tradicional corrida com 10 quilómetros e uma caminhada com cinco.

Coorganizada pela autarquia, Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e Associação Recreativa Casaense, esta é, como sublinhou o vice-presidente da Câmara, Carlos Cidade, “a segunda mais antiga do país”, percorrendo algumas das ruas mais emblemáticas de Coimbra.

Luís Gaspar, presidente da Associação Recreativa Casaense, congratulou-se com a forte adesão já registada, com “mais de 1.300 inscrições efetuadas a cinco dias do fecho” (terminam domingo), período em que, como explicou, é habitual registar-se maior afluência. Destacou também o facto de, apesar de não haver prémios monetários, esta prova continuar a atrair “atletas de elite” e espera que a corrida, que ocorre este ano mais cedo, se assuma novamente como “uma grande festa que atrai multidões”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM