Coimbra é uma das melhores cidades do país para se viver. No ranking “Bloom Consulting Portugal City Brand”, Coimbra aparece na quarta posição, depois de Lisboa, Porto e Braga.
Esta sexta edição, cujos resultados foram divulgados na terça feira, regista mudanças mais acentuadas do que o habitual, sendo de destacar a subida de Braga, que ocupa a terceira posição (substitui Cascais), e de Coimbra, que subiu duas posições e ultrapassou Sintra, ocupando agora o quarto lugar.
A subir continua também Aveiro, que passou para a 9.ª posição. Destaque ainda para Leiria que está em 11.º lugar (apesar de ter descido uma posição) e para Viseu, em 12.º (apesar de ter baixado quatro lugares). A nível nacional, está em evidência o Funchal, na Madeira, que entra pela primeira vez no Top 15 desta categoria, saltando do 24.º lugar para o 14.º. Regista, por isso, o “crescimento mais energético”, que lhe valeu a atribuição de “Marca Estrela”.
De acordo com os dados divulgados, no total, o ranking nacional desta dimensão contou com uma entrada e uma saída, viu sete municípios descerem na tabela e 11 a subir e registou sete manutenções de lugares.
Esta tabela classificativa “mede o impacto da marca de cada um dos 308 municípios portugueses face ao seu público-alvo de Talento: estudantes, trabalhadores e população em geral que veem nestes territórios um potencial local para estudar, trabalhar ou simplesmente para viver”. Através de uma medição completamente quantitativa (estatísticas oficiais, alcance de redes sociais, visitas ao website e pesquisas online) é possível perceber e classificar cada município em termos de impacto neste público-alvo específico. Quanto mais alta a sua posição no ranking de “Viver”, maior foi o impacto do município face a estudantes, trabalhadores e população em geral. Para além da categoria “Viver”, este ranking avalia ainda a “performance e atratividade” da marca dos 308 municípios portugueses nas categorias “Negócios” (Investimento) e “Turismo” (Visitar).
Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada no desenvolvimento de estratégias de marca para países, regiões e cidades, tendo sede em Madrid e escritórios em Lisboa e São Paulo.