26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra: Especialistas debatem desafios da inclusão do desporto

22 de Fevereiro 2019

Vários especialistas nacionais e internacionais participam no I Seminário Internacional Inclusão pelo Desporto – Experiências e Desafios”, que decorre, hoje e amanhã (22 e 23 de fevereiro), na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra (UC).

Este evento, promovido pela Associação Olhar 21, no âmbito do seu projeto “Basquetebol Inclusivo Trissomia 21”, em vigor desde 2011, visa “melhorar as capacidades cognitivas e físicas e, simultaneamente, promover a inclusão desportiva dos portadores de Trissomia 21”, explicou o representante da instituição, Marco Rodrigues.

O seminário tem como parceiros a Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) e a FCDEF da Universidade de Coimbra, resultando da união de esforços destas entidades no sentido de promover a inclusão no desporto, criando assim, como explicou Marco Rodrigues, “um espaço de partilha de conhecimento e experiências”, num seminário “diferente do habitual”.

Durante estes dois dias, vários especialistas vão abordar temas relacionados com a inclusão e o desporto, sendo de destacar a participação de dois oradores internacionais da área do desporto de inclusão, nomeadamente Aija Klavina, da Letónia, e Ariel Villagra, de Espanha.

José Pedro Ferreira, sub-diretor da FCDEF, considera que este é um desafio “muito importante porque decorre da necessidade, cada vez maior, de abertura da Universidade de Coimbra, à sociedade civil e às suas instituições”. Defende, também, que esta é uma “oportunidade para se divulgar aquilo que se faz na UC, quer na investigação como na formação de profissionais”, e entende que este seminário proporciona “benefícios mútuos, novas oportunidades e experiências” às três entidades envolvidas, podendo abrir novas possibilidades em termos futuros.

O presidente ABC, Luís Santarino, manifestou também esse desejo, sublinhando a importância de envolver “todas as modalidades desportivas”. Na sua opinião, o importante não é apenas o basquetebol, mas o desporto em si, bem como a integração dos “atletas e jovens, que são diferentes mas iguais a todos os outros”.

O seminário vai aliar a componente teórica a uma mais prática, conciliando as conferências com os ‘workshops’. Na vertente teórica há a possibilidade de submeter projetos ou artigos de investigação para que sejam apresentados ao público.

O seminário começa hoje, às 14h00, na FCDEF, e na sessão de abertura irá contar com as presenças dos organizadores, de um representante da Câmara Municipal de Coimbra, do Gabinete de Desporto da UC, do vice-presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e do secretário de Estado do Desporto.

O dia de hoje será mais teórico e com conferências e mesa-redonda. Já o programa de amanhã terá conferências, nova mesa-redonda e, também, a vertente prática, da parte da tarde, com demonstrações de polybat, hóquei, padel e atividades inclusivas, além da apresentação da equipa Olhar 21 Basket.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM