17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra é o destino do primeiro centro TUMO de Portugal

27 de Janeiro 2023

O icónico edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra vai “respirar” inovação e originalidade com a abertura do primeiro centro “TUMO” de tecnologias digitais e criativas de Portugal, que está previsto entrar em funcionamento em setembro deste ano. Serão 1.500 jovens a desenvolver competências e a “transformar” sonhos em projetos reais.

O objetivo é bem simples: capacitar os jovens a lidar melhor com os desafios e oportunidades no mundo do trabalho e da vida em sociedade.  Trata-se do TUMO, um conceito educativo “inovador e colaborativo com capacidade transformacional”, caracterizou o mentor do projeto em Portugal, Pedro Santa Clara, durante a cerimónia, que teve lugar estar quarta-feira (25) e que marca o início da reabilitação do edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra, espaço que vai acolher o projeto que vai receber os primeiros jovens em setembro, com equipamento tecnológico ultramoderno.

“Existe uma necessidade estrutural de qualificar a próxima geração para a economia digital. O acesso à educação não formal em áreas tecnológicas e criativas tipicamente limitado a alguns alunos por meio de aulas particulares”, acrescentou.

TUMO, cuja abertura de inscrições vai ter início no segundo trimestre deste ano, é um programa gratuito, presencial e complementar ao ensino formal. “Descomplicado e acessível” centra-se em oito temáticas, conjugando a tecnologia e a criatividade. Modelação 3D, animação, desenvolvimento de jogos, programação, música, design gráfico, cinema e robótica são as áreas disponíveis para os primeiros 1.500 jovens, entre os 12 e os 18 anos.

Através de um percurso de aprendizagem “individual e personalizado”, acompanhado por monitores, os jovens vão trabalhar as competências técnicas e socias e aprofundá-las através da participação em workshops e laboratórios especializados. No final do percurso, cada aluno vai ter nas suas mãos um portefólio com todos os trabalhos realizados.

Com um investimento de cerca de sete milhões de euros durante os primeiros quatro anos de operação, TUMO é um projeto desenvolvido em parceria com a Altice Portugal, BPI – Fundação “La Caixa”, Critical Software, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Santander, Licor Beirão, Oxy Capital, Paulo Marques e Pedro Bizarro (fundadores da Freedzai) e a Câmara Municipal de Coimbra.

“Começamos em Coimbra, uma cidade que é praticamente sinónima de educação e adequada à implementação deste projeto inovador”, sublinhou Pedro Santa Clara.

Durante a cerimónia, todos os parceiros demonstraram a sua motivação em abraçar o projeto que “vai mudar a vida de muitos jovens”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, receber o primeiro centro de tecnologias TUMO em Portugal “é um enorme privilégio para a cidade”, que evidencia como este é “um concelho repleto de potencial e de talentos”.

De acordo com o autarca, Coimbra vai, assim, “ganhar dinâmica com a presença dos 1.500 jovens que têm agora a oportunidade de conceber um percurso de aprendizagem individual e personalizado”. “Este projeto vai também permitir atrair demais talentos e pessoas à cidade”, acrescentou.

 

TUMO no mundo

O TUMO foi fundado em 2011 em Erevan, na Arménia. O projeto tem vindo a expandir-se com grande sucesso em todo o mundo, estando presente em países como a Alemanha e França, num total de 14 Centros e 25 mil alunos ativos. Em 2023, abrem novos centros na Alemanha, Estados Unidos e Portugal.

A abertura em Coimbra marca, assim, o início de uma campanha de expansão de centros de educação TUMO por todo o território nacional, prevendo-se a abertura de mais centros no país durante os próximos anos. É desenvolvido por uma associação de natureza privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM