A cidade de Coimbra prepara-se para uma Páscoa inesquecível, com uma programação repleta de atividades, pensada para toda a família e que incluirá momentos de animação musical, cultural, religiosos, gastronomia e muitas brincadeiras.
“Queremos que Coimbra seja reconhecida também como uma cidade de grandes e bons eventos, e a Páscoa é uma excelente oportunidade para consolidarmos esta imagem”, começou por explicar Francisco Viega, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, durante a apresentação do projeto, que decorreu na quarta-feira (2), na Fábrica de Cerâmica de Coimbra.
Uma Páscoa com sabor a tradição
O evento “Coimbra Doce”, que decorre de 4 a 20 de abril, no Terreiro da Erva, promete levar muita alegria, sobretudo aos mais pequenos. A iniciativa contará com workshops, caça aos ovos, pinturas faciais, insufláveis e carrosséis. A entrada para o evento é gratuita, sendo que as animações, carrosséis e insufláveis terão um custo simbólico de três euros por criança.
A animação estende-se à Praça do Comércio, onde terá um photo point alusivo à época. Vai haver ainda um comboio elétrico que fará um périplo entre a Praça 8 de Maio, a Rua do Corvo, o Largo do Paço e a Rua Eduardo Coelho.
Entre as várias iniciativas, está a aguardada Feira do Folar, que acontecerá no dia 19 de abril, no Pátio da Inquisição, em Coimbra. O evento promete atrair visitantes com uma grande variedade de sabores tradicionais. Ao todo vão marcar presença 15 comerciantes, dos quais cinco são de Coimbra, que irão confecionar este doce típico da Páscoa. Haverá ainda um concurso para o Melhor Folar Doce.
Música para celebrar a Páscoa
O festival “Baixo Som” decorre nos dias 18 e 19 trazendo animação musical às ruas da Baixa de Coimbra. O evento, que se divide em duas fases, contará com bandas de rua, filarmónicas e projetos pedagógicos, abrangendo diversos estilos musicais, desde o jazz tradicional ao metal.
Adriano Franco, representante da direção artística do festival, sublinha a diversidade da programação: “Este ano, teremos uma edição mais alargada, com animações itinerantes durante a Páscoa e concertos noturnos em junho. O objetivo é oferecer um programa eclético, que agrada a todos os gostos.”
Semana Santa: tradição e espiritualidade
As celebrações religiosas também terão um papel central, com missas na Igreja de Santa Cruz e na Catedral da Sé Nova, além da tradicional Via Sacra na Sexta-feira Santa. “É uma dimensão essencial das festividades, trazendo um momento de recolhimento para aqueles que buscam a vivência religiosa”, explicou o Padre Pedro Santos.
Uma cidade em movimento
José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, realça o esforço da autarquia em dinamizar a cidade e atrair visitantes. “A nossa preocupação foi preencher este período da Páscoa, que tinha uma lacuna de eventos, com uma nova programação cultural”, afirmou, destacando que esta iniciativa será para continuar nos próximos anos.
O programa da Páscoa conta com um investimento de 58 mil euros.