9 de Dezembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra debate doença de Parkinson no Dia Mundial do Cérebro

21 de Julho 2020

“Unidos para combater a Doença de Parkinson” é o tema da conferência que vai decorrer amanhã (22 de julho), às 17h00, no auditório da Unidade Principal da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC).

Esta conferência, que assinala o Dia Mundial do Cérebro, começa com as intervenções de António Freire (presidente do Conselho Português para o Cérebro), Carlos Robalo Cordeiro (diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) e Amílcar Falcão (reitor da Universidade de Coimbra).

Seguem-se “Cérebro e movimento”, “Olhares sobre o medo” e “A investigação em Neurociências”, proferidas, respetivamente, por Joaquim Ferreira (professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), João Teixeira (professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) e Catarina Oliveira (professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra). O evento termina com a intervenção do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Desde 2014, o Dia Mundial do Cérebro é assinalado com atividades que procuram consciencializar os cidadãos para a importância do cérebro, sublinhando a particular relevância do investimento na investigação do sistema nervoso e respetivas doenças. Este ano, visa assinalar a importância da Doença de Parkinson e mobilizar vontades no sentido de um melhor esclarecimento dos cidadãos e sensibilização do poder político para um maior investimento nesta área.

A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), fundada em 1984 e associada ao Conselho Português para o Cérebro, não só tem desenvolvido ações de informação e consciencialização junto da população, como também tem trabalhado no combate ao estigma e preconceito, procurando atenuar os seus efeitos e investigar as causas, com vista a proporcionar futuros mais prósperos para os doentes.

A Doença de Parkinson afeta mais de sete milhões de pessoas a nível mundial e constitui a segunda afeção neuro degenerativa mais comum, com particular compromisso da atividade motora dos doentes e de outras funções cerebrais.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM