A Câmara Municipal de Coimbra reforça, a partir de hoje (4 de maio), a oferta de autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos (SMTUC) em cerca de 70 por cento. Tendo em conta as resoluções do Conselho de Ministros, que declaram a situação de calamidade e definem uma estratégia de levantamento das medidas de confinamento devido à Covid-19, passa a vigorar, na generalidade, o horário referente ao período de férias escolares, sendo salvaguardadas todas as medidas de segurança, nomeadamente o uso obrigatório de máscara de proteção em todas as viagens.
De acordo com a autarquia, as medidas de confinamento impostas pelo estado de emergência, que terminou no sábado (2 de maio), levaram a “uma redução abrupta do número de passageiros nos transportes urbanos de Coimbra, sendo que nos dias úteis essa redução foi superior a menos 50.000 passageiros/dia, levando os SMTUC a implementarem um programa especial adequando a oferta à procura”. Agora, tendo em consideração a estratégia de desconfinamento agora anunciada pelo Governo, esta oferta vai ser reforçada em cerca de 70 por cento.
Para garantir a segurança dos utentes e dos trabalhadores municipais, são implementadas várias medidas de contingência. Para além do uso obrigatório de máscara de proteção em todas as viagens, a venda de bilhetes a bordo continua suspensa, devendo os utilizadores optar pela utilização de títulos de transporte adquiridos antecipadamente nas Lojas SMTUC. No início de cada viagem os utentes devem validar o passe e desinfetar as mãos com a solução disponibilizada em cada viatura. De referir ainda que a lotação será limitada a 2/3 do número máximo de passageiros a transportar por veículo, de forma a garantir a distância de segurança entre passageiros.
A respeito desta última medida decretada pelo Governo, a autarquia de Coimbra esclarece que o valor é determinado utilizando para cálculo a lotação total do veículo (passageiros sentados e em pé), pelo que no caso dos SMTUC a lotação total dos veículos ‘standard’ é, em média, de 90 passageiros, pelo que em termos gerais estará limitada então a 60 passageiros por viagem.
Recorde-se que, como medida de contenção, os SMTUC tinham instalado já proteções para isolar o habitáculo do motorista, de modo a impedir qualquer contacto direto com os passageiros. Foi também reforçada a limpeza e desinfeção das viaturas e continuam a ser distribuídos a todos os trabalhadores com a função de motorista de transportes equipamentos de proteção individual (máscara, luvas e, no caso de trabalhadores com doenças crónicas, também viseiras ou óculos).
Já relativamente às Lojas SMTUC, estão abertas no Mercado, Polis (Parque Manuel Braga) e S. José, locais onde foram instaladas barreiras de proteção em vidro nos balcões de atendimento ao público. A limitação de utentes nas lojas também continua limitada de acordo com as recomendações das autoridades de saúde. Durante esta primeira semana de maio, será entregue uma máscara aos utentes que carreguem os seus passes ou adquiram títulos de transporte nestas lojas.