O Dia dos Vizinhos é assinalado hoje (31 de maio), em Coimbra, com 23 festas, envolvendo associações de moradores, habitantes de prédios, ruas ou bairros, repúblicas de estudantes, juntas de freguesia, clubes e associações culturais e desportivas.
Promovida pelo Departamento de Habitação Social (DHS) da Câmara de Coimbra, esta iniciativa visa promover a aproximação, o convívio e a partilha. “Juntemo-nos à volta de uma mesa e celebremos as relações de vizinhança”, apela o vereador Francisco Queirós, responsável por este pelouro.
O Dia dos Vizinhos convida “a partilhar, a ter notícia de quem vive na porta ao lado”, sublinha o DHS, lembrando que esta é “uma oportunidade de romper com o anonimato, o isolamento e a indiferença para que a agitação da vida empurra tantas vezes”.
Mas a celebração é também “uma oportunidade de falar de habitação, de participação, de dignidade”, realça Francisco Queirós, defendendo que a habitação acessível é uma das garantias de paz e segurança, um pilar fundamental em todas as sociedades democráticas, um dos principais ingredientes de inclusão social.
A Festa dos Vizinhos nasceu em 1999, em Paris, e é hoje comemorada na Europa e em todo o mundo por milhões de pessoas. Em Coimbra esta data é já celebrada há 14 anos.