27 de Fevereiro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra celebra Dia Mundial da Criança com várias iniciativas online

1 de Junho 2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinala hoje (1 de junho) o Dia Mundial da Criança com um conjunto de iniciativas para os mais novos. Tendo em consideração as limitações atuais devido à pandemia da doença Covid-19, as celebrações decorrem de forma digital nas redes sociais do Município e contam com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas do concelho, do grupo O Teatrão e da Orquestra Clássica do Centro (OCC). A autarquia vai ainda distribuir material didático pelos jardins-de-infância da rede pública, que começam hoje a receber as crianças, numa iniciativa que tem a colaboração do Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.

A Câmara de Coimbra tem assinalado, ao longo dos últimos anos, o Dia da Criança com muitas iniciativas. Este ano, o atual contexto de pandemia obriga a novas soluções que respeitem as normas sanitárias, designadamente a utilização dos meios online. O programa consiste na disponibilização de diversos conteúdos nas diferentes plataformas do Município, designadamente em https://www.cm-coimbra.pt/areas/estudar.

O Teatrão apresenta uma atividade associada ao espetáculo de teatro “Manuel ou como se constrói uma casa”, baseado no livro de Manuel António Pina, que o grupo de teatro produziu em 2017. O Teatrão irá adaptar para vídeo parte deste espetáculo para que os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) possam assistir nas redes sociais da autarquia. Da parte da tarde, a companhia de teatro vai realizar um webinar sobre o tema, para conversar com as crianças, alunos, professores e educadoras das escolas interessadas sobre o espetáculo, com a presença dos atores da peça de teatro na sala de aula virtual. A inscrição nesta conversa deverá ser efetuada pelo e-mail info@oteatrao.com ou através do contacto 916 265 015.

A proposta da Orquestra Clássica do Centro (OCC) passa por um desafio a todas as crianças e jovens, designado “Beethoven”, uma forma de homenagear o compositor Ludwig van Beethoven no ano em que se assinalam os 250 anos do seu nascimento. O desafio vai ser explicado pela OCC a todos os alunos do 1.º CEB dos vários agrupamentos de escolas de Coimbra, mas passa, resumidamente, pela realização de trabalhos (desenhos, textos, gravações de vídeo, fotografias ou outros) sobre a vida pessoal e profissional deste reconhecido compositor. Os trabalhos serão, posteriormente, expostos no Pavilhão Centro de Portugal.

A autarquia preparou, ainda, a atividade “A Viagem pelo Mundo das Crianças”. Uma iniciativa lúdico-pedagógica, dirigida a alunos do 1.º CEB dos agrupamentos de escolas do concelho, que englobará um total de 190 turmas. A atividade será disponibilizada na plataforma E@D. Coimbra – Ensino à Distância e será conduzida pelo professor de cada turma, através de videoconferência, tendo uma duração de aproximadamente duas horas. A atividade consiste num jogo de “caça ao tesouro”, em que se leva as crianças a viajar num balão de ar quente por diversos lugares. Cada lugar apresentará uma breve descrição e terá uma cor que corresponderá a um desafio. O objetivo é que cada turma vá seguindo uma sequência de desafios até alcançar o tesouro final. Para isso, receberá um “crachá” por cada desafio superado, que lhe permitirá passar para a etapa seguinte.

“D. Sesnando Davides – O herói improvável”, “Um mistério no Museu” e a realização de um desenho sobre o Dia Mundial da Criança são outras propostas da autarquia. A primeira consiste na visualização de um vídeo realizado a partir do livro “D. Sesnando Davides – O herói improvável”, que aborda o tema da linha defensiva do Mondego, e a segunda trata-se de uma apresentação online do livro “Um mistério no Museu”, que apresenta os três núcleos do Museu Municipal de uma forma lúdico-pedagógica. As iniciativas vão estar disponíveis no website e nas redes sociais do Município.

A autarquia vai, ainda, distribuir material lúdico-didático e realizar uma ação de sensibilização junto das crianças dos jardins-de-infância, que regressam hoje à escola. Depois de dois meses de confinamento e na expetativa do retorno de centenas de crianças aos jardins-de-infância, considera importante sensibilizá-las para o distanciamento, como medida de prevenção do contágio do vírus Covid-19. A Câmara vai distribuir pelas crianças dos jardins-de-infância material didático que permite a montagem de um chapéu, designado “Estamos de Volta”. Este chapéu possui uma hélice 1,20 que funcionará como sugestão amiga do afastamento dos colegas. Durante o dia vai ser exibido nas redes sociais do município um vídeo de demonstração da atividade, que tem a colaboração do Exploratório.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM