13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

SANSÃO COELHO

Coimbra, Capital da Família?

19 de Março 2021

O tema de mais uma edição de CONFINANDO CONVERSANDO, via Zoom, produzido pela Doutora MADALENA ABREU teve, na última segunda-feira, o conceituado médico e ex-deputado, DR. JOÃO SERPA OLIVA, como convidado central a abordar o tema FAMÍLIA. Foi uma sessão dinâmica que projetou a ideia de COIMBRA vir a ser CAPITAL DA FAMÍLIA com práticas adequadas para o efeito e a cimentar a importância e o valor da Família.

Dentre os diversos participantes escutaram-se palavras para abordar e justificar uma relativa crise familiar a que vamos assistindo, nos dias de hoje. Qual é o problema para a crise na família? Sugeriram vários como EGOÍSMO, PRIORIDADES, EDUCAÇÃO, FALTA DE TEMPO. Os divórcios e a monoparentalidade são igualmente uma realidade que pode afetar a desejável coesão familiar. O DR. JOÃO PAULO BARBOSA DE MELO, no debate, lembrou que as famílias, atualmente, não têm condições para terem mais filhos como provavelmente desejariam e gostariam, opinando que o Estado não pode cruzar os braços dizendo que este é um problema da Família. O Doutor JOSÉ BERNARDES defendeu o prestígio e dinâmica da Universidade de Coimbra muitas vezes acusada de cometer erros ou estar desajustada, mas isso não corresponde à realidade pois esquecemo-nos de que “traz por ano para esta cidade cerca de 3500 alunos”; se levarmos em linha de conta com todos os que para aqui se deslocam para estudar no Ensino Superior temos cerca de 4500 pessoas por ano, mais cerca de 800 estudantes estrangeiros. Um número impressionante.

Coimbra forma pessoas e é difícil haver emprego para tanta gente que aqui faz os seus cursos e essa foi uma outra temática dominante. O Dr. LUÍS SANTARINO focou a sua ligação ao basquetebol e lembrou que o desporto é determinante para juntar pais, mães e filhos. A Dr.ª ANA BAPTISTA pediu uma Carta Educativa que ajude a ligar Educação e Família e o Padre JOÃO CASTELHANO questionou se a cidade terá estruturas suficientes para apoiar a Família afirmando que Coimbra, há vários anos, não constrói bairros sociais nem habitação a preços razoáveis, citando o profeta Zacarias para lembrar que sem filhos não haverá futuro, pois perderemos a identidade. E rematou com a afirmação de que “UMA FAMÍLIA É UMA BENÇÃO”.

Esta temática “A FAMÍLIA” conduz-nos a abordar o dia de hoje dedicado a São José e que em Portugal é de HOMENAGEM OS NOSSOS PAIS. Não é fácil saber ser pai, mas é bom termos a quem chamar pai e, se isso fosse para sempre, melhor seria. Um abraço aos LEITORES que são PAIS.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM