20 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Coimbra: Bairros da Rosa e da Conchada vão ter energia mais eficiente

15 de Março 2019

A Câmara de Coimbra vai investir cerca de 4,1 milhões de euros na reabilitação energética de 250 habitações destinadas a habituação social dos bairros da Rosa e da Conchada. Depois da aprovação pelo executivo, na reunião de segunda feira, o Município anunciou que vai abrir dois concursos públicos para estas duas empreitadas, que visam “otimizar a eficiência energética, diminuir o consumo de energia, reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e aumentar o conforto térmico dos respetivos imóveis”.

Os trabalhos, que vão ser efetuados ao abrigo de uma candidatura ao Centro 2020 – Prioridade de Reabilitação nos Bairros Sociais (Eficiência Energética), preveem “a aplicação de isolamento térmico no exterior e na cobertura, a aplicação de caixilharias com corte térmico e vidros duplos, a introdução de sistemas de produção de águas quentes sanitárias e a melhoria da iluminação nas zonas comuns”.

De acordo com a autarquia, esta intervenção engloba 222 frações no Bairro da Rosa, num investimento total de 3,6 milhões de euros, e 28 na Conchada, que irão custar 500 mil euros.

Recorde-se que o parque habitacional do Município de Coimbra é constituído por cerca de oito centenas de habitações, essencialmente distribuídas por oito bairros da cidade.

Câmara reabilita imóvel na Baixa

A Câmara Municipal de Coimbra quer reabilitar também um imóvel na Baixa, situado nos números 18 a 24 da Rua Ferreira Borges e 65 a 67 da Praça do Comércio, para instalar serviços municipais e posto de turismo.

A autarquia já abriu o respetivo concurso público e a obra tem um custo estimado de 350 mil euros. De acordo com a Câmara, esta intervenção visa “instalar nesse espaço serviços municipais, nomeadamente os da área de habitação do Departamento de Desenvolvimento Social e Ambiente, e um posto de turismo”, também da responsabilidade do Município, que irá funcionar no rés do chão.

O imóvel municipal situa-se em pleno coração da cidade e é composto por um total de sete pisos, mais sótão, tendo acesso pela Rua Ferreira Borges e pela Praça do Comércio.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM