O Citemor volta à Região Centro começou esta quinta-feira e estende-se até 13 de agosto, nas cidades de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz. O programa oferece um conjunto de propostas artísticas muito diversas, que estimulam relações entre o teatro, a dança, o cinema, a música, as artes visuais e a literatura.
“O Festival de Montemor-o-Velho é o mais antigo do país e também aquele que mais se tem reinventado, desafiado pela mudança dos tempos. Na definição de cada edição é sempre fundamental uma leitura do território, tanto a nível geográfico quanto artístico e temporal, que se reflete na escolha dos artistas e dos espetáculos”, explica a organização do evento.
Destacam-se as obras que estreiam e as que são produzidas com o Citemor: A Sagração da Primavera – “Memórias ternas de um Afeto Queer”, de Dinis Machado, hoje, no Teatro Académico Gil Vicente. A obra “Wow”, de Sónia Baptista que terá lugar amanhã, no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), e “O outro lado da dança”, de Diana Niepce, a 05 agosto, no TCSB, em Coimbra.
Durante todo o período do festival, o Citemor volta a propor um espaço dedicado à videoarte, apresentando o filme The Divine Way, de Ilaria di Carlo, de 30 de julho (Sábado) a 13 de agosto, das 19h às 22h, na Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho.
“O programa deste Verão vem sublinhar a vocação produtora do festival e consagrar Montemor como “lugar de criação”. São mais de 40 anos de uma prática continuada, que a cada edição acrescenta significado e questionamento, mas que é também geradora de discurso”, sublinha a organização.
À semelhança das edições anteriores é o espectador que define o preço dos bilhetes. Contudo, é aconselhada a reserva dos bilhetes através do e-mail: reservas@citemor.com ou do telemóvel: 965 066 746.
Programa
Sexta- feira, 29 de Julho, às 21h30 no Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra, com “”WOW”, de Sónia Baptista.
Sábado, 30 Julho, às 19h00, a Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho, apresenta “Ilaria Di Carlo, The Divine Way” que se repete a quatro, seis; 11; 12 e 13 de Agosto pelas 22:00
Sábado, 30 julho, às 22h30, no Teatro Esther de Carvalho, Montemor-o-Velho, ocorre a antestreia de “Noche Cañón” de Sofía Asencio.
Sábado, 30 julho, pelas 23h45 em Alcáçova, Montemor-o-Velho, decorre a apresentação do livro “Cuaderno de Montemor” de Mariana Barassi & Pablo Caruana
Quinta-feira, 4 Agosto, às 22h30, o Teatro Esther de Carvalho, Montemor-o-Velho recebe a apresentação informal de Rogério Nuno Costa “Lamento Imenso Retrospetiva”.
Sexta-feira, 5 agosto, 21h30, o Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra, estreia “o Outro Lado da Dança”, de Diana Niepce.
Sábado, 6 agosto, 22h30, na Fábrica de Mármores, de Montemor-o-Velho, vai ter lugar o “Serrucho Interior Norte”.
Quinta-feira, a 11 agosto, 22h30, no Museu Municipal Santos Rocha, da Figueira da Foz, terá lugar “Coin Operated”, de Jonas & Lander.
Sexta-feira, a 12 agosto, pelas 22h30, no Paço de Tentúgal, Montemor-o-Velho, “Paixão Segundo João” de Pedro Lacerda.
Sábado, a 13 agosto, às 22h30, o Teatro Esther de Carvalho, Montemor-o-Velho, estreia o “Cortejo” de Solange Freitas &Tiago Cadete.