13 de Fevereiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cinco doces de Penacova candidatos às “7 Maravilhas de Portugal”

5 de Abril 2019

Pastel de Lorvão, Nevada, Biscoitos de Cerveja Beira Alva e Flor de Sal, Tarte de Pão e Folar Doce são os cinco doces de Penacova que concorrem ao concurso das “7 Maravilhas Doces de Portugal”. Apresentada pelo Município, esta candidatura enaltece a riqueza que este concelho oferece a nível da doçaria, sendo bem conhecido pelos seus doces conventuais.

Considerando que esta candidatura se justifica plenamente, o vice-presidente da autarquia, João Azadinho, realça que “a gastronomia é cada vez mais um elemento diferenciador e, no caso da doçaria, Penacova possui uma excelente oferta, agora reforçada também pela aposta na inovação à base de produtos endógenos”.

João Azadinho considera ainda que o envolvimento de Penacova neste concurso faz todo o sentido, ainda mais numa altura em que a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra recebeu o título de Região Europeia da Gastronomia 2021.

Os doces de Penacova concorrem nas categorias de doces de Território, Doces de Inovação, Doce de Colher e Doce à Fatia e Doce Festivo.

Recorde-se que as candidaturas decorreram até 17 de março, tendo sido apresentadas 907 em todo o país, incluindo as ilhas. As candidaturas estão a ser agora avaliadas e validadas pelo Conselho Científico, aguardando-se para breve a divulgação da lista final de candidatos. Após a validação de todas as candidaturas, um Painel de Especialistas, vota para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas sete categorias – Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação -, sendo três de cada categoria, num total nacional que pode atingir, na primeira fase, os 420 doces.

A oitava edição das “7 Maravilhas de Portugal” reinventa-se este ano, apresentando, nos meses de julho e agosto, 20 programas transmitidos em direto durante o dia, realizando-se as semi-finais nos dias 24 e 31 de agosto e a Gala Finalíssima a 7 de setembro, data em que serão eleitos pelos portugueses sete doces como Maravilhas de Portugal.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM