17 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

CIM Região de Coimbra aposta na prevenção dos incêndios

5 de Julho 2019

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra lançou, na segunda feira, no Espinhal, concelho de Penela, a campanha “Região de Coimbra Sempre Verde”, uma iniciativa que se destina a sensibilizar a população dos 19 municípios que integram a CIM, alertando-a para os comportamentos de risco que devem ser evitados no período crítico.

A campanha consiste na distribuição de folhetos informativos sobre as boas práticas a adotar pelas pessoas e na divulgação de vídeos nas redes sociais.

“As queimas são um dos maiores fatores de incêndios e as pessoas devem saber que há alternativas”, sublinhou o vice-presidente da CIM, Carlos Monteiro, explicando que esta campanha é uma “tentativa de uniformizar comportamentos” nos 19 concelhos da região.

Depois desta fase mais crítica e mais propícia aos fogos florestais, a campanha vai contar com uma segunda fase, a partir de outubro, altura em que, segundo Carlos Monteiro, pretende ensinar “boas práticas de gestão florestal”, nomeadamente como fazer a gestão de faixas de gestão de combustível.

Com o lema “Por uma região sem fogos”, a campanha conta com um orçamento de 10.000 euros, valor totalmente suportado pelo Fundo Recomeçar, financiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para apoiar as vítimas dos grandes incêndios de 2017.

Durante esta sessão, o Comandante Distrital de Operações de Socorro, Carlos Luís Tavares, sublinhou a necessidade de apostar na prevenção das situações de risco. “Os incêndios não se combatem, evitam-se”, frisou.

O presidente da Câmara de Penela, Luís Matias, apelou também ao “planeamento e ordenamento florestal”, considerando que sem estes fatores “não é possível uma política eficaz de combate aos incêndios”.

A campanha “Região de Coimbra Sempre Verde” vai durar um ano e no final será avaliado o seu impacto. Nesta primeira fase, vão ser distribuídos, por cada um dos concelhos, cinco mil folhetos, que têm uma versão em inglês para sensibilizar os turistas. Vão ser afixados também cartazes em edifícios públicos.

Esta ação vai envolver os 19 municípios da CIM Região de Coimbra – Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM