19 de Julho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cidade de Coimbra em festa até domingo

5 de Julho 2019

Coimbra vai continuar em festa até domingo. As Festas da Cidade espalham-se por vários espaços, com eventos variados, a grande maioria de acesso gratuito, que procuram atrair a população e também os turistas que visitam a cidade.

Ontem celebrou-se o Dia da Cidade, num programa que, para além dos habituais discursos, incluía a entrega da Medalha da Cidade Grau Ouro à Filármónica União Taveirense, o anúncio dos vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo, a entrega dos prémios Arquitetura Diogo Castilho (aos arquitetos coautores do projeto das novas instalações da Plural, Alexandre Dias e Maria Amália Freitas; e aos arquitetos coautores do projeto de reabilitação do edifício da Cerâmica Antiga de Coimbra, Luísa Ribeiro, Carlos Antunes e Armandina Pedro) e Edmnundo Bettencort – Canção de Coimbra (ao trabalho discográfico “Sublime o teu sair de ti” do grupo “Na Cor do Avesso”). Destaque ainda para as inaugurações da nova ponte na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro e do Clube de Tempos Livres de Santa Clara e para o espetáculo “Este Rio Imenso”, entre outros eventos.

As celebrações continuam hoje com um programa que inclui visitas guiadas, atividades desportivas, oficinas e música, sendo de destacar o concerto, às 22h00, no Jardim da Sereia, de Miguel Araújo. O músico, cantor, compositor e letrista português promete animar o público de Coimbra com temas como “Anda comigo ver os aviões”, “Os maridos das outras”, “Quem és tu miúda”, “Nos desenhos animados (Nunca Acaba Mal)”, “Pica do Sete”, “Dona Laura”, “Balada Astral”, entre outros êxitos.

Amanhã, a par com as muitas iniciativas previstas, o destaque vai para o Baile da Rosa, um evento emblemático que convida Coimbra a dançar. O Terreiro da Erva vai transformar-se, uma vez mais, num enorme salão de baile, estando a música a cargo da banda Bohéme, com um repertório dedicado exclusivamente à música popular de diversas épocas. Com início às 23h00, este evento pretende recriar uma antiga festa popular da cidade e, tal como tem sucedido nos últimos anos, promete ser um dos momentos de grande animação destas festas.

Também amanhã o público pode assistir à Serenata Monumental dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, outro evento marcante destas celebrações. Logo após o sempre muito aguardado espetáculo de fogo de artifício que, tendo como cenário o Rio Mondego, às 24h00, vai embelezar o céu de Coimbra num espetáculo pirotécnico repleto de cor e música, os acordes das guitarras e as vozes dos cantores vão fazer-se ouvir no Largo da Sé Velha. Este evento, que ao longo dos últimos anos tem ajudado a elevar o estandarte da canção de Coimbra, celebra “a condição, especial e única, de antigo estudante de uma universidade que é Património da Humanidade pela UNESCO, pela monumentalidade que ostenta, mas também pelo que de imaterial representa o seu património, da Língua Portuguesa ao fado de Coimbra”.

Ainda na noite de amanhã atuam, a partir das 22h00, no Parque Verde, os “HMB”.

No domingo, último dia das celebrações, destaque para o IV Encontro de Hidroaviões Cidade de Coimbra, a partir das 10h00, no Parque Verde; para as várias atividades desportivas que vão decorrer ao longo do dia em vários espaços da cidade; e para o espetáculo da Filarmónica União Taveirense e as Gentes da Nossa Terra, a partir das 18h00, no Convento São Francisco. À noite, a partir das 21h30, no mesmo palco, Miguel Gizzas apresenta o concerto “O dia em que o mar voltou”, espetáculo que junta cinema de animação, intercalado pelos temas musicais do livro, cantados ao vivo.

O programa festivo integra ainda várias exposições, oficinas, visitas guiadas, exibições cinematográficas, fado, ciência, entre outros eventos. Alguns continuam depois da festa, como sucede com a Feira Popular de Coimbra, que vai continuar a animar o Parque da Canção até dia 14.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM