17 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Chanfana de Miranda recebe Real Confraria da Cabra Velha

29 de Abril 2022

O Município de Miranda do Corvo, durante o final da Semana Gastronómica da Chanfana que ocorre este fim-de-semana, recebe, amanhã, pelas 10h00, o XVII Capítulo Real da Confraria Cabra Velha.

Este evento tem como propósito defender, promover e divulgar a carne de cabra velha e os pratos que envolvem este ingrediente, nomeadamente a Sopa de Casamento, os Negalhos e os Chipes, que são característicos de Miranda do Corvo e considerados pratos de eleição daquele concelho.

Este ano, a Confraria espera, pelo menos, a adesão de 30 confrarias com um representante por cada uma delas. O evento conta também com cerca de 30 confreiras e confrades da Real Confraria da Cabra Velha.

A Chanfana apareceu, segundo elementos históricos, no Mosteiro de Santa Maria de Semide, instituição religiosa que pertence ao concelho de Miranda do Corvo. A generalização do consumo deste produto endógeno ocorreu após a terceira invasão francesa, apoiada numa região que já tinha uma produção vinícola e uma indústria de transformação de barro.

 

 

Coimbra cria Carta Gastronómica da região

 

A Carta Gastronómica da Região de Coimbra percorre os diversos sabores típicos, desde os pratos do mar, mantendo a fidelidade ao bacalhau, passando pelos pratos do rio, do açougue, da matança e da fermentação, da capoeira, da horta, do açúcar e não esquecendo o grão e a farinha.

Apresentado no sábado, no seguimento da Semana Gastronómica da Chanfana de Miranda do Corvo, este guia engloba 114 receitas, agrupadas em dez grupos, abarcando os produtos endógenos dos 19 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM/RC).

A criação deste receituário tradicional surgiu com o propósito de valorizar o património, juntamente com o legado gastronómico da Região de Coimbra, face à distinção de Coimbra como Região Europeia da Gastronomia.

A escolha ficou ao critério de cada autarquia, correspondendo a “seis pratos que cada uma delas considera corresponder à matriz do seu património alimentar. Sem qualquer barreira de ter de incluir doçaria, ou entradas, ou o que for, mas sim ser fiel ao território” – explicou Guida Cândido, a coordenadora do projeto.

A Carta Gastronómica não apresenta 114 receitas distintas pelos seus ingredientes, mas sim pela sua forma de fazer cada prato, havendo alguns únicos, assim como outros repetidos, ao longo do receituário.

Este livro de receitas estará disponível brevemente, não só de forma física como também digital, e será o mote para diversas iniciativas da Região de Coimbra, como tutorias em vídeo para ajudar na concretização de determinados pratos.

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM