14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centro é a melhor região de turismo do país

20 de Setembro 2019

A Turismo Centro de Portugal (TCP) foi reconhecida, na terça feira, como a melhor região de turismo do país, durante a cerimónia de entrega dos Prémios Publituris Portugal Travel Awards, que decorreu em Cascais.

A TCP estava nomeada na categoria “Região de Turismo Nacional”, juntamente com as restantes regiões turísticas do país, tendo sido a grande vencedora da noite. O galardão foi entregue a Pedro Machado e Jorge Loureiro, respetivamente presidente e vogal da comissão executiva da TCP, que fizeram questão de o partilhar com toda a equipa e com toda a região.

“O prémio enche-nos de alegria e orgulho. Lembro que o Centro de Portugal sofreu em 2017 contingências que ainda não estão ultrapassadas. Este prémio é, seguramente, um estímulo para as empresas e empresários, para os operadores turísticos e para todos aqueles que estão na cadeia de valor que o turismo hoje representa”, sublinhou Pedro Machado.

O presidente da TCP acrescentou, ainda, que esta “esta distinção representa, igualmente, o reforço do crescimento dos destinos turísticos que agora estão a emergir e que contribuem para o todo nacional”.

Os Publituris Portugal Travel Awards 2019, conhecidos como os “Óscares do Turismo” em Portugal e que vão já na 16.ª edição, destinam-se a premiar as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais que se destacaram no setor do turismo no decorrer do último semestre de 2018 e o primeiro de 2019. Os vencedores resultam de uma média ponderada entre os votos dos assinantes da newsletter do jornal Publituris e dos votos de um júri.

De referir que esta é a segunda vez que a TCP vence este prémio, depois de já o ter conquistado em 2015.

Turismo continua a crescer no Centro 

Este prémio surge um dia depois de terem sido divulgados os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes ao mês de julho, que dão conta que o turismo no Centro regista um crescimento muito significativo comparativamente a julho de 2018.

De acordo com os dados do INE, o crescimento é muito evidente nas receitas, tendo os proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico subido de 37,7 milhões para 39,5 milhões de euros, entre julho de 2018 e julho de 2019, o que se traduz num crescimento de 4,7 por cento.

O crescimento reflete-se também nas dormidas, sendo de destacar as dormidas de visitantes nacionais, que cresceram 4,4 por cento em relação a julho do ano passado, passando de 389,7 mil para 406,8 mil. De janeiro a julho, este indicador aumentou 7,71 por cento, de 1,96 milhões para 2,09 milhões de dormidas de visitantes nacionais, o que mostra que os residentes no resto do país continuam a escolher o Centro de Portugal como destino turístico. As dormidas totais subiram em julho 0,7 por cento e no acumulado entre janeiro e julho, subiram 5,12 por cento, acima da média nacional, que cresceu 4,22 por cento.

No indicador do número de hóspedes, o Centro cresceu 2,7 por cento entre julho de 2018 e julho de 2019 e 6,3 por cento no acumulado do ano. Em julho de 2018 tinham sido contabilizados 392,7 mil hóspedes na região; em julho último foram 403,5 mil.

De referir que a Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo no Centro do país, região que abrange 100 municípios e que apresenta “a maior e mais diversificada área turística nacional”, conciliando locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM