26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Centenas de Pais Natal pedalam para apoiar instituições de Coimbra

14 de Dezembro 2018

Mais de 400 Pais Natal são esperados, no domingo (16 de dezembro), no 13.º Natal Solidário da Roda Pedaleira, evento solidário que vai apoiar cinco instituições de Coimbra que prestam um importante apoio a nível social e que trabalham essencialmente com crianças e jovens.

Centro de Acolhimento do Loreto, Casa da Mãe, Associação de Defesa e Apoio da Vida, Colégio dos Órfãos de São Caetano e Casa da Infância Doutor Elísio de Moura são as entidades que vão ser contempladas nesta iniciativa solidária que arranca às 8h45, em Eiras.

Promovido pelos Craques da Roda Pedaleira – Associação de Ciclistas do Centro, sediada na União de Freguesias (UF) de Eiras e S. Paulo de Frades, o Natal Solidário começou já em 2006, desafiando todos, dos dois aos 90 anos, a associarem-se a este passeio de bicicletas, sem inscrições ou requisitos especiais, desde que estejam imbuídos do desejado espírito natalício e que ostentem algum adereço alusivo à quadra, sendo que, para os organizadores, o ideal é que estejam mesmo “trajados de Pai Natal”.

De acordo com Pedro Fernandes, presidente da Roda Pedaleira, são esperados “mais de 400 Pais Natal nesta edição”, um número significativo que vai colorir várias ruas da cidade. Promovido com o apoio da Câmara de Coimbra e UF de Eiras e S. Paulo de Frades, o passeio vai ser acompanhado pela Polícia Municipal, devido à sua dimensão e ao facto de decorrer na via pública, o que exige “grande coordenação”.

O desfile começa em Eiras e segue em direção ao Loreto onde se situam duas das instituições contempladas. Continua em direção à Avenida Fernão de Magalhães, Portagem e atravessa as ruas Ferreira Borges e Visconde de Luz, parando na Praça 8 de Maio para a habitual fotografia de grupo. Daí segue para o Mercado Municipal, em direção à Sé Velha, onde está o Colégio dos Órfãos. Continua até à Faculdade de Farmácia, onde os Pais Natal vão visitar a Casa da Infância Doutor Elísio de Moura, e continua em direção aos Arcos do Jardim, Jardim da Sereia e ADAV. Terminada a ronda pelas cinco instituições, o grupo desce a Avenida Sá da Bandeira, Rua da Sofia e regressa a casa.

Neste passeio solidário, os Pais Natal ciclistas vão entregar bens de primeira necessidade a estas cinco instituições, bem como presentes que vão alegrar esta quadra. “O sucesso que temos vindo a alcançar com esta campanha de solidariedade faz-nos acreditar que é possível oferecer um melhor Natal aos que mais precisam. Por essa razão, queremos continuar a sensibilizar os nossos associados, bem como a população conimbricense, para a necessidade de ajudar os mais necessitados”, realça Pedro Fernandes.

Mesmo que não participem no desfile, as pessoas podem associar-se ao evento doando bens, como produtos alimentares, material escolar, desportivo e didático e produtos de higiene para crianças dos zero aos 16 anos. Esta campanha encerra hoje, 14 de dezembro, podendo os donativos ser entregues num dos vários pontos de recolha disponíveis – Instituto Pedro Nunes, Cimpor, A Previdência Portuguesa, Restaurante Casa Fernandes, Supermercados Viva Aqui, Junta de Freguesia de Eiras, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Cyclespace, Retiro da Ti Cidália, Churrasqueira O Carvoeiro, Xiolas Caffé, café Tiro-Liro, Bar o Bully, Café Paga Pouco, Farmácias Agrícolas de Ceira e do Sebal e Talho de São Sebastião.

Estes donativos vão ser então entregues no domingo, durante este passeio solidário, aberto a todos e que pretende demonstrar que “a solidariedade faz bem aos que dela necessitam, mas faz ainda melhor aos que a praticam”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM