O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, em parceria com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, vai realizar, de 23 de abril a 11 de junho, um curso de “Cerâmica – Iniciação à Produção Manual”. Com a duração de 50 horas, a formação vai decorrer na Casa do Design de Miranda do Corvo, à segunda e terça feira, entre as 18h00 e as 21h30.
Este curso destina-se a ativos empregados, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego; detentores de cursos de nível 2 (habilitação escolar mínima 6.º ano); detentores de cursos de nível 4 (habilitação escolar mínima 9.º ano); e desempregados, incluindo os desempregados de longa duração, detentores de habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário, que se encontram mais próximo do reingresso no mercado de trabalho.
Esta formação visa dinamizar e sensibilizar a população para a importância desta arte que remonta ao século XVI. Segundo o historiador Belisário Pimenta, “o oleiro era uma figura socialmente prestigiada e letrada, ocupando cargos e funções de relevo no dia-a-dia da sociedade local”. A autarquia recorda que, nos últimos tempos, “a sua importância no tecido económico de Miranda do Corvo tem vindo a ser reduzida”, esperando, por isso, que esta formação ajude a inverter esta tendência, de forma a preservar “os valores históricos e artesanais associados”.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no Posto de Turismo de Miranda do Corvo ou através do e-mail turismo@cm-mirandadocorvo.pt.