“Caminhos de Inovação no Artesanato” foi o tema do seminário que o CEARTE realizou, na semana passada, em Loulé, numa parceria com o Loulé Design Lab, e que contou com cerca de 70 participantes que puderam, assim, conhecer a experiência deste centro de formação.
Apoiar as ideias e projetos na área do Design aplicado à cultura local é o objetivo do Loulé Design Lab, iniciativa da Câmara Municipal. O projeto contou com uma vasta rede de parceiros com experiência no trabalho de inovação aplicado às produções artesanais do Algarve.
Durante este evento o designer do CEARTE, João Amaral, apresentou o tema “Tendências de moda, design e mercado para o artesanato em 2018/2019”, cabendo ao diretor Luís Rocha e à diretora-adjunta Ana Cristina Mendes falarem sobre “Formação em Artesanato como instrumento para a modernização”.
Outra das parceiras do evento, a Oficina Poeta Azul, tratou do tópico da pureza natural e da beleza antiga da cultura algarvia e portuguesa, em peças de madeira, papel e outros materiais elaborados numa sinergia entre tecnologia e artesanato.
O evento focou, ainda, a importância do artesanato se adaptar às mudanças, alertando os artesãos para a necessidade de conhecerem os mercados, o domínio técnico dos materiais e produção, aliando a identidade do povo e país.
Ciente de que a procura dos consumidores passa pelos produtos “feitos à mão” com estética e identidade, o CEARTE tem vindo a intensificar a sua atividade nesta área, quer pela via da formação profissional, quer pelo apoio técnico à inovação. O centro de formação tem vindo a realizar seminários, formações com grupos de artesãos e publica anualmente um guia sobre “Tendências e Tradições”, conhecendo assim as tendências de moda, decoração, design e mercado.
Com este evento, o CEARTE e a Câmara de Loulé reconhecem a importância de apostar neste setor, prevendo-se novas iniciativas conjuntas no futuro.