21 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CEARTE lança dois novos cursos de especialização

13 de Março 2020

O Centro de Formação Profissional para a Artesanato e Património (CEARTE) inicia, neste mês de março, dois Cursos de Especialização Tecnológica (CET’s) com elevado índice de empregabilidade – “Técnico Especialista de Conservação e Restauro de Madeira – Escultura e Talha” e “Técnico Especialista em Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro”.

Em ambos os cursos, os formandos têm direito a uma bolsa de formação mensal, subsídio de transporte, subsídio de alojamento e, ainda, subsídio de alimentação e seguro de acidentes pessoais. De acordo com o CEARTE, estes cursos “são procurados por público oriundo de todo o país”, uma vez que são os únicos cursos destas áreas existentes na região Centro e tendo também em conta a sua elevada taxa de empregabilidade (quase 100 por cento).

O curso de “Técnico Especialista de Conservação e Restauro de Madeira – Escultura e Talha”, de cariz pós-secundário, vai decorrer no Pólo do CEARTE em Semide, Miranda do Corvo. Com a duração de 1500 horas, assenta numa forte componente científica e tecnológica, com oito meses de formação nas oficinas e laboratórios do CEARTE e três meses de estágio em empresas, museus e centros de restauro. Destina-se a jovens ou adultos desempregados com o ensino secundário ou um grau de ensino superior que pretendam uma reconversão/requalificação profissional. Tem como objetivo habilitar especialistas a efetuar diagnósticos, peritagens e intervenções em arte sacra, esculturas e talhas de madeira, e a conservar e a restaurar madeiras, policromias, douramentos e outras formas de revestimentos decorativos, contribuindo assim para a preservação do Património Cultural do país.

O curso de “Técnico Especialista em Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro” vai começar também este mês, na sede do CEARTE, em Coimbra. Com 1.450 horas, oito meses de aulas nas oficinas e laboratórios do CEARTE e três meses de prática em empresas, destina-se a jovens ou adultos com o 12.º ano ou a licenciados que pretendam uma requalificação profissional, vindos de todo o país. Visa responder às necessidades específicas das empresas artesanais do setor da cerâmica e do vidro e permite aos formandos desempenhar atividades altamente qualificadas em áreas tradicionais, mas com forte conteúdo inovador e criativo, acrescentando-lhes valor. Para além disto, possibilita o ingresso na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, que reconhece e equivalência a 25 créditos para as suas licenciaturas.

Neste curso colaboram empresas de cerâmica e vidro com forte componente artística e vários ateliês destas áreas criativas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM