16 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CEARTE e Politécnico de Tomar apostam na Conservação e Restauro

18 de Janeiro 2019

Uma delegação do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) visitou recentemente o CEARTE para conhecer melhor o curso de Especialização Tecnológica em Conservação e Restauro de Madeira, criado por aquele centro e a funcionar anualmente no Polo de Semide.

Chefiada pelo vice-presidente João Coroado, esta visita surge no âmbito da parceria estabelecida, há seis anos, entre o CEARTE e o IPT para a realização deste curso. Os representantes do IPT elogiaram as excelentes condições de formação do CEARTE para esta nobre área de formação, bem como as bem equipadas oficinas e laboratórios e a qualidade da equipa de formadores multidisciplinar.

João Coroado deixou ainda uma mensagem a todos os formandos, onde realçou a grande importância desta formação muito prática, mas sustentada em saberes tecnológicos e científicos, com empregabilidade garantida e, para quem pretender aumentar as suas qualificações, com possibilidade de acesso facilitado e com créditos à licenciatura em Conservação e Restauro do IPT. Disse mesmo que os alunos saídos da formação do CEARTE e que ingressam nesta licenciatura chegam na vertente artística e prática muito melhor preparados que os restantes.

No final ficou acordado uma atualização, com reforço de intervenções, do protocolo de parceria entre as duas entidades, que passará por aumentar o número de créditos atribuídos aos formandos deste curso do CEARTE que ingressem na licenciatura em Conservação e Restauro. O IPT manifestou também disponibilidade para ministrar formação no curso em disciplinas muito científicas, como Química aplicada à conservação e restauro, Legislação, ética e princípios deontológicos na conservação e restauro, Biologia aplicada à conservação e restauro e Diagnóstico em Conservação e Restauro, bem como disponibilização dos laboratórios do IPT para formação laboratorial.

Com este acordo, as duas entidades apostam numa maior qualidade deste curso que forma técnicos nas áreas dos diagnósticos, peritagens e intervenções em arte sacra, esculturas e talhas de madeira.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM