29 de Novembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

CEARTE aposta na certificação de competências

22 de Fevereiro 2019

O Centro Qualifica do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CQ-CEARTE) encontra-se a promover processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) dirigidos a organismos públicos (municípios, juntas de freguesia, escolas, instituições), empresas (comércio, indústria, serviços), hotéis, restaurantes e outras entidades, pertencentes ao território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC).

O Centro já certificou agentes de Geriatria no Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa e prepara-se agora para iniciar processos de RVCC na vertente escolar – nível básico (9.º ano) e nível secundário (12.º ano), apostando assim na melhoria das qualificações da população deste vasto território, que integra 19 municípios – Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

“O CQ-CEARTE desenvolve estes processos gratuitamente e de forma flexível (por exemplo, podem ser realizados em horário pós-laboral e nas instalações da entidade), contribuindo para o cumprimento do requisito legal da formação profissional em contexto de trabalho”, explica o CEARTE, em nota divulgada.

De acordo com o diretor do Centro, Luís Rocha, “estes processos têm consequências inequívocas na eficácia dos serviços que os trabalhadores prestam e na sua autoestima”. Este é, por isso, “um passo decisivo na sua qualificação profissional e aprendizagem ao longo da vida”, acrescentando que “o reconhecimento formal das suas competências poderá constituir uma alavanca para outras metas, quer a nível pessoal, quer profissional”.

Luís Rocha realça, ainda, o papel fundamental das instituições que devem “apostar mais na qualificação dos seus trabalhadores, como sinónimo de garantia de qualidade dos seus serviços, e simultaneamente, de boas práticas de gestão de recursos humanos e de desenvolvimento organizacional sustentado”.

O CQ-CEARTE é um dos centros operacionais a nível nacional do Programa Qualifica, uma iniciativa do Governo que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade.

Dispõe de um serviço de informação, aconselhamento e encaminhamento para ofertas de educação e formação profissional, e desenvolve processos de RVCC, na vertente escolar, profissional ou de dupla certificação. Mais informações podem ser obtidas no CEARTE.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM