A Causa Positiva, empresa responsável pela diversidade de respostas no apoio social, comemora 15 anos. Clara Duarte, a grande responsável deste projeto, conta que “esta empresa surgiu para colmatar a falta no mercado deste tipo de serviço domiciliário, daí ter levado a cabo esta ideia”.
Este serviço tem como propósito criar familiaridade com o utente, sendo uma extensão da própria família, pois os cuidadores, que são fixos, estão em casa do idoso 24 horas. Desta forma o responsável fica a conhecer todas as necessidades inerentes ao paciente dando oportunidade aos filhos e a restante família de “passar tempo de qualidade com o idoso”.
“Uma das maiores dificuldades foi a pandemia, os cuidadores mantinham-se nas residências dos idosos e faziam o confinamento com eles. Mas não havia a liberdade de os levar aos diversos eventos no exterior, ao cabeleireiro e às missas. O fim das restrições trouxe de volta a liberdade de dar aos nossos utentes uma melhor qualidade de vida”, sublinha a mentora.
Para garantir as melhores condições para os idosos, a Causa Positiva conta com uma equipa multidisciplinar qualificada para o atendimento aos utentes, apoiando-os nos seus lares e ajudando-os a sentirem-se mais felizes.
“Quero destacar que o nosso serviço é para todos os utentes com maior idade que tenham alguma dependência, contudo pelo facto de os idosos serem indivíduos mais vulneráveis e com mais necessidades estamos, neste momento, mais direcionados para essa faixa etária”, refere Clara Duarte.
Para além de todo o cuidado com os que mais necessitam a nível de saúde, o projeto também tem produtos para venda e aluguer de ajuda técnica, como camas, cadeiras de rodas e andarilhos. Contudo, a regime de aluguer só estão disponíveis as camas articuladas elétricas e as cadeiras de rodas.
Clara Duarte e a restante equipa composta por Margarida Silva, Fernanda Salgueiro e Ana Sofia neves deixam um “agradecimento especial a todos os colaboradores que estiveram ao longo destes anos ao lado deste projeto e aos clientes e familiares pela confiança que depositaram e depositam na Causa Positiva”.