3 de Novembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Casamentos da Rainha Santa Isabel marcados para 6 de Julho

28 de Março 2025

A tradição e a celebração ao amor voltam a sair às ruas de Coimbra no dia 6 de julho com a realização dos Casamentos da Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade. Depois do sucesso da última edição, que retomou em 2023 após décadas de interrupção, a iniciativa pretende-se manter firme e proporcionar a muitos casais a oportunidade de contrair o matrimónio na cidade dos amores.

“Em 2023 tivemos algum sucesso, as pessoas gostaram e não podemos deixar de voltar a concretizá-la em 2025, para que não se perca esta tradição que é muito bonita”, revelou Joaquim Costa e Nora, presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel.

Com um formato muito semelhante à última edição, este ano serão abençoados seis ou sete casais, que vão trocar alianças na Igreja da Rainha Santa, no Convento de Santa Clara-a-Nova, no dia 6 de julho. Até ao momento já estão inscritos dois casais, sendo que as inscrições decorrem até final de abril. Entre os requisitos de seleção para a concretização do casamento está a obrigatoriedade de um dos noivos ser residente no concelho de Coimbra e de o casal estar legítimo para a celebração de um casamento religioso.

A organização dos Casamentos da Rainha Santa Isabel tem procurado estabelecer contacto com comerciantes e indústrias de Coimbra para colaborarem no “dote” dos noivos, à semelhança do que aconteceu em 2023. Para já, estão garantidos o bolo de casamento e o espumante.

Ano de procissões e mostra da mão

O ano de 2025 será marcado por diversas celebrações em honra da Rainha Santa Isabel. Por se tratar de um ano particularmente especial devido a duas datas importantes: a celebração dos 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel e os 700 anos da sua peregrinação a Santiago de Compostela, os casamentos realizam-se, excepcionalmente, no domingo seguinte ao feriado municipal e dia da Rainha Santa Isabel. A escolha da data permite que o evento se realize num ano jubilar decretado pelo Papa, sem coincidir com outros eventos importantes, como a mostra da Mão da Rainha Santa.

A exposição da Mão vai decorrer entre 17 de junho e 2 de julho, antecedendo as principais festividades.

As procissões, momentos centrais da devoção, realizar-se-ão na quinta-feira seguinte à solenidade, dia 10 de julho (Procissão da Penitência), e no domingo seguinte, dia 13 de julho (Procissão Solene de regresso da imagem a Santa Clara).

A Confraria da Rainha Santa Isabel, conjuntamente com a Turismo Centro de Portugal, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), pretende não só celebrar a tradição, mas também “enobrecer Coimbra” e “cativar as pessoas para o casamento”, um dos seus principais objetivos enquanto instituição canónica.

A cidade prepara-se, assim, para um período de intensa devoção e celebração em honra da sua padroeira.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM