29 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Sansão Coelho

CASA MUSEU ARISTIDES SOUSA MENDES

28 de Março 2025

Estive no último sábado na região de Viseu tendo feito uma visita à Casa Museu de Aristides Sousa Mendes, chamada CASA DO PASSAL, em Cabanas de Viriato. Este Museu procura retratar, através das várias salas e instalações, as diversas facetas do cônsul de Portugal em Bordéus que se distinguiu a salvar milhares de judeus e outras pessoas que por questões rácicas foram perseguidos na Segunda Guerra mundial tendo-lhes dado vistos até à exaustão. Esta sua ação humanitária foi punida por Salazar que o afastou da carreira diplomática e o colocou em dificuldades financeiras. Esta casa ficou em ruínas e recordo-me de logo após o 25 de abril ter recebido, na RDP, em Coimbra, mensagens de diversas proveniências apontando a necessidade de a casa de Aristides ser recuperada. Divulguei estes pedidos e pontos de vista com alguma intensidade e emoção, mas o tema quase caiu no esquecimento pelo que fiquei feliz ao ter conhecimento, há anos, de que este edifício seria recuperado e se perspetivava um museu em honra de Aristide de Sousa Mendes e da sua notabilíssima ação humanitária. Obviamente que esta minha visita à citada CASA MUSEU ARISTIDES SOUSA MENDES foi feita com especial afeto. Ali encontrei o LEGADO DO SALVADOR e HERÓI de CONSCIÊNCIA. Neste tempo conturbado no mundo é importante visitar esta Casa-Museu.

PEDRO JANELA, O ENORME SENHOR PIANISTA

O pianista PEDRO JANELA é um nome da nossa cidade em destaque no panorama musical português. Conheço-o de há anos e garanto aos leitores que é um caso muito sério de enorme classe e talento na música. Aliás, nasceu no meio da música e da oficina de construção de instrumentos de teclas, obra artesanal de seu avô HORÁCIO DIAS DE ABREU. Seu pai, GILBERTO ABREU, continuou com o comércio de instrumentos musicais. A loja, situada em Tentúgal, é agora gerida por dois irmãos do Pedro Janela, Nuno e Paulo, e é um espaço de visita obrigatória para os músicos portugueses. PEDRO ABREU, multi-instrumentista, obteve há algum tempo um piano de cauda e, atualmente, realiza concertos no tour IT´S ALL IN YOUR HEAD cruzando sintetizadores e pianos acústicos entrando por vários géneros como neoclássica, experimental, eletrónica e a contemporânea. Dá espetáculos de norte a sul do país. Para além desses espetáculos este pianista trabalha para televisão, para o cinema e para o teatro. Assinou a banda sonora de vários filmes e de séries televisivas. Tem, igualmente, estúdios de gravação e edição em Tentúgal. É, ainda, o mentor e a cara principal do projeto musical CASINO ROYAL, uma banda de sucesso, digamos, de culto.

PINTOR MÁRIO AUGUSTO NO MUSEU VISEENSE

Encontrei no Museu Grão Vasco, no meu périplo por aquela região de Viseu, um quadro do pintor figueirense, natural das Alhadas, MÁRIO AUGUSTO (1895-1941). Título da obra de óleo sobre madeira é MERCADO DA RIBEIRA. Lindíssimo. Ainda há dias aqui escrevi lamentando que tenham roubado, na sua terra natal, o busto deste conceituado pintor, MÁRIO AUGUSTO, a completarem-se 130 anos do seu nascimento. Uma data redonda e que não pode ser esquecida. Já agora conto-vos que vi, talvez no Facebook, uma foto do pintor MÁRIO SILVA FILHO a pintar ao ar livre numa posição que o próprio intitulou “À RONALDO”. E a posição do artista perante a tela parece imitar o craque futebolístico.. Ou seja: Mário Silva Filho também é craque e mantém a qualidade do pai e até este espírito de alguma irreverência e boa disposição. Achei giro.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM