13 de Julho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Casa Cor-de -Rosa: a instituição que dá a mão à comunidade

9 de Dezembro 2022

Fundada em 1990, por elementos da diocese, o Centro Sócio Cultural de Nossa Senhora de Lurdes e Casa Cor-de-Rosa, sempre ligada à paróquia da Nossa Senhora de Lurdes, surgiu por decreto do Bispo de Coimbra, Dom João Alves, para dar resposta à comunidade envolvente.

Consideram-se uma IPSS “normal” com os respetivos acordos com a Segurança Social para as suas 4 respostas sociais: creche, pré-escolar, centro de dia e serviço de apoio ao domicílio. Contam, por isso, com o apoio financeiro mensal da Segurança Social como todas as IPSS com o mesmo tipo de acordos, sendo este sempre de acordo com o número de utentes.

Após ampliação, possuem agora 2 edifícios, um deles na rua António José de Almeida onde se fixam os serviços gerais, creche e apoio domiciliar, outro, a famosa Casa Cor de Rosa na rua Trindade Coelho, sendo esta a primeira a ser desenvolvida como IPSS. Acolhe de momento o pré-escolar e o centro de dia.

Com capacidade para 26 vagas no apoio para a creche, 24 vagas no apoio para o pré-escolar, 20 vagas para o centro de dia contando com mais 5 vagas fora de acordo e 55 utentes para o serviço domiciliário. O que reflete um total de cerca de 130 utentes.

Para além dos Corpos Diretivos, a Instituição conta com 33 colaboradores efetivos e 3 profissionais prestadores de serviços que todos os dias se dedicam aos cuidados a outrem. Para uma melhor resposta, contam ainda com 5 carrinhas e um pequeno autocarro de 20 lugares.

A primazia da relação humana no dia-a-dia é uma das prioridades do centro sócio cultural, pois apesar da inegável necessidade de conhecimento nos cuidados prestados, onde apostam em ações de formação, a relação humana é uma parte imprescindível na sua área de atuação.

A admissão dos utentes está a cargo da instituição social. Existindo vaga, fazem a avaliação da elegibilidade e, posteriormente, a admissão seguindo todos os requisitos da Segurança Social, sendo este o processo para todos os serviços prestados pela casa.

O Apoio Domiciliário funciona 365 dias por ano, pois só assim conseguem assegurar a qualidade da prestação de serviços neste caso específico. Para alguns utentes o único contacto que têm diariamente é com a equipa, por isso prestam todos os cuidados necessários, principalmente os quatro definidos como indispensáveis: alimentação, higiene pessoal, higiene habitacional e tratamento de roupa. Para além destes, e se for o caso, prestam serviços como o apoio à medicação, à deslocação a serviços médicos, entre outros.

O centro de dia foca-se em atividades predefinidas pelos especialistas, para prevenir ou reduzir dependências, internamentos e promover um estilo de vida saudável e ativo para a terceira idade. Existem neste serviço atividades como música, ginástica, trabalhos manuais, palestras e até passeios.

A Creche (com 2 educadoras e 4 auxiliares) e pré-escolar (com 1 educadora e 1 auxiliar) funcionam com a mesma dinâmica. Um calendário de atividades previamente preparado ao pormenor pelos responsáveis de modo a garantir o desenvolvimento e crescimento saudável de todas as crianças.

A missão da instituição assenta em contribuir para a promoção integral de todos os habitantes da sua área de implantação, visando, prioritariamente, a solidariedade social, apoio à cultura e mesmo à assistência. Tendo em conta a dependência do modelo de financiamento, estes recorrem sempre que possível às linhas de apoio disponíveis, sempre atentos às candidaturas.

No exercício das suas atividades, o Centro tem sempre presente o conceito unitário e global da pessoa humana, o respeito pela sua dignidade, o espírito de convivência e de solidariedade social como fator decisivo do trabalho comum, tendente à valorização integral dos indivíduos, das famílias, o aperfeiçoamento cultural, espiritual e moral de todos os seus “amigos” e a necessidade de proporcionar formação cristã, com respeito pela liberdade de consciência.

No entanto, apresentam-se tempos difíceis em termos financeiros, a inflação e a instabilidade fazem com que seja imperativo a existência de uma gestão que consiga consolidar todas as necessidades existentes, contribuindo assim para o bem-estar comunitário.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM