17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Sansão Coelho

CARNAVAL POUCO LUSITANO

24 de Fevereiro 2023

CARNAVAL POUCO LUSITANO

Passou o Carnaval. Uma vez mais, e depois de pausas devido ao covid, verificámos que predominou, por cá, no Entrudo, a faceta brasileira com desfiles de samba e dançarinas com pouca roupa e muito ritmo. Nada a opor. Julgo, no entanto, que o Carnaval em Portugal está a ser cada vez menos português. Valha-nos a resistência lusa de Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, de Lazarim, dos ancestrais e pequerruchos facanitos e caretos de Podence – Património Mundial -, de Torres Vedras com as suas singulares marafonas, de Alpalhão no Alentejo, de Miranda do Corvo, de outras localidades que quase ficaram no anonimato neste Entrudo. Lamento que os canais de televisão, e em concreto o serviço público, não destaquem com transmissões informativas e reportagens em direto o CARNAVAL INEQUIVOCAMENTE PORTUGUÊS. Enfim: nem todos querem perfilhar a ideia de que o que é nacional é bom.

ISABEL AGRIA. ANTÓNIO JOSÉ XAVIER

Há pessoas que nos deixam e merecem uma palavra ou homenagem. Faleceu, há poucos dias, uma dinâmica antiga dirigente da ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DE COIMBRA, a Drª ISABEL AGRIA. Foi professora e encontrou tempo para integrar duas direções da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra quando esta ainda estava no Largo da Portagem, durante as presidências dos professores doutores Anselmo Carvalhas e Fernando Regateiro. Discreta, mas muito ativa, ajudou aquela Associação em momentos difíceis. Justifica-se que a evoquemos.

Na linha da evocação deixo uma palavra de saudade para uma figura de Coimbra que nos deixou no início da semana. Lembro ANTÓNIO JOSÉ XAVIER que trabalhou nos CTT. Dotado de uma educação esmeradíssima, com uma preparação cultural a sublinhar e, dentre várias facetas, um talento especial para o bilhar. Posso acrescentar que além de ter tido o privilégio de ter sido seu colega no D. João III, também o nosso cartunista JOAQUIM BELISÁRIO pertenceu à equipa do D. João III e foi um amigo muito próximo do António José Xavier, uma amizade sempre cultivada.

RÁDIO MIÚDOS EM MIRANDA DO CORVO

No último DIA MUNDIAL DA RÁDIO tive o grande privilégio de ter estado com alunos do 3º e 4º anos da EB1 de Miranda do Corvo, no CENTRO EDUCATIVO, participando na RÁDIO MIÚDOS, um projeto muito interessante que permite aproximar as crianças dos meios de comunicação e que as leva a refletir na importância da comunicação grupal ou geral e na rádio em concreto. E a praticar; aliás, entrevistaram-me com um cunho muito profissional. À Escola, ao Município de Miranda que apoiou a Rádio, ao Professor Carlos Seco e à Senhora Vice-Presidente que esteve presente, deixo um agradecimento forte porque estar em Miranda e com o Futuro que estes miúdos representam constituiu um momento de regresso às origens e a um concelho que trago sempre no coração.

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM