A folia do Carnaval já chegou à Figueira da Foz. Pedro Barroso e Vanessa Alfaro, os reis desta edição, chegaram à cidade no domingo, vindos de comboio, onde eram aguardados por entidades e alguns foliões. Abriram assim as festividades que têm o seu ponto alto nos dois grandes desfiles de domingo e terça feira.
O ano de 2019 é um ano especial na história do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz, que celebra 40 anos de história. Este ano, o programa tem como tema “Carnaval 40Tão, o maior folião” e surge com uma novidade, já que cerca de duas dezenas de automóveis antigos, com tripulantes trajados à época das respetivas viaturas, vão abrir os corsos.
Outra das grandes atrações dos desfiles são os famosos reis do Carnaval. Este ano, o trono é do ator Pedro Barroso e da ‘blogger’ e influenciadora digital na área do ‘fitness’ e bem-estar Vanessa Alfaro, duas figuras muito populares. Novidade é também a inclusão do voto do público na avaliação dos grupos de foliões e escolas de samba participantes, através de votação no verso do bilhete de acesso ao recinto, que é depois depositado na tômbola que se encontra à saída.
As crianças também se associam a esta grande festa e vão sair hoje à rua, a partir das 10h00, na Avenida do Brasil, num corso infantil que mantém o espírito solidário das edições anteriores, com a doação de alimentos a instituições de solidariedade. Este desfile, onde se esperam cerca de 1.200 crianças, aposta também na proteção do ambiente e quer afirmar-se como o “mais ecológico de sempre”, tendo sido estabelecida uma parceria com a empresa Águas da Figueira, que visa “abandonar por completo os plásticos descartáveis” no desfile dos mais pequenos e, por outro lado, “estimular o gosto e confiança na qualidade da água da rede pública, e promover comportamentos ambientalmente sustentáveis”.
Depois deste desfile, o programa continua no sábado, a partir das 22h00, na Avenida do Brasil, com um desfile noturno das escolas de samba. É também na mesma Avenida que começam, domingo e terça feira, às 15h00, os dois grandes desfiles, que envolvem cerca de 30 entidades, entre grupos de foliões, coletividades, carros alegóricos e escolas de samba, reunindo 1.200 participantes.
O Carnaval da Figueira da Foz é promovido pela Associação do Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz, numa coorganização com a Câmara Municipal, que mantém o apoio em cerca de metade do orçamento estimado, que este ano ronda os 120.000 euros.