Carlos Robalo Cordeiro tomou posse ontem, na Sala do Senado, como Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), numa cerimónia presidida pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão. Carlos Robalo Cordeiro, professor catedrático e pneumologista, foi reeleito, por unanimidade, para o biénio 2021-2023, numa votação realizada pela Assembleia da Faculdade a 11 de outubro. Dá, assim, continuidade ao Plano de Ação que sustentou a candidatura apresentada em 2019, o qual incide em quatro áreas estratégicas: Ensino e Formação, Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Prestação de Serviços, Gestão, Organização e Recursos, Relações Institucionais, Parcerias e Internacionalização.
Apesar de todos os constrangimentos relacionados com a pandemia que marcaram fortemente o anterior mandato, o Diretor da FMUC faz um balanço positivo, considerando que “acabou por constituir uma aprendizagem para todos nós”. Destaca que, apesar de muitos projetos terem sido adiados, se assistiu a “uma verdadeira onda de coesão e solidariedade que se fez notar nas mais variadas ocasiões”.
“O corpo docente, assim como toda a Escola, tudo fez para minimizar os danos e não colocar em causa o plano formativo dos estudantes, ainda que tenham sido suspensas temporariamente as aulas práticas de medicina que envolviam contacto com doentes. Assistimos a uma enorme mobilização dos estudantes da Faculdade de Medicina”, realça, considerando que “os últimos anos colocaram-nos à prova, não só a nível profissional mas também humano”.