Carlos Cortes, atual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), apresentou na quarta-feira, dia 28 de outubro, a candidatura a Bastonário da Ordem dos Médicos (OM) no âmbito das eleições relativas aos três anos de 2023 a 2025. O mote da campanha é “Juntos pela Saúde”.
Desde que é presidente da SRCOM que tem como propósito “unir as pessoas, não só os médicos. Tentou promover isso através de contactos com os médicos, doentes, profissionais de saúde e com todos os responsáveis dirigentes. Quer uma OM que aponta soluções, mas quer também apresentá-las pois o poder político não o tem feito” e desta forma “abraça todos os intervenientes com o lema “Juntos pela Saúde”.
Apesar de terminar o seu último mandato na SRCOM pretende manter o seu nível de intervenção “bem como a ligação com os colegas e a sociedade civil com o objetivo de promover uma Ordem próxima das pessoas”.
“Trarei renovação e darei seguimento às mudanças que a Ordem teve com os dois anteriores bastonários, que perceberam que a Ordem tinha que modernizar e que esta precisa de acompanhar a evolução científica, adaptada às novas exigências, particularmente a uma transformação digital para poder dar resposta com mais fluidez”, explica Carlos Cortes.
Além de Carlos Cortes, há já mais quatro candidatos oficiais: Rui Nunes, Médico e Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com o mote “Afirmar e Unir”; Fausto Pinto, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e especialista em cardiologia, e promove uma Ordem “forte, independente, de rigor e exigência”; Jaime Branco, Reumatologista e Bruno Maia, médico Neurologista da Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos do Centro Hospital Universitário de Lisboa. Alexandre Lourenço ainda não apresentou a sua candidatura, mas já mostrou intenção de o fazer e é coordenador da unidade de Uroginecologia/ Pavimento Pélvico do Hospital de Santa Maria e é presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos.