A Cáritas Diocesana de Coimbra prepara-se para lançar o projeto piloto “Rehab”, iniciativa que visa a estimulação cognitiva dos idosos e que conta com financiamento do programa BPI Seniores 2018. As sessões de formação para os idosos participantes já começaram, estando ainda a decorrer as várias sessões de demonstração dos materiais disponíveis no kit multidimensional que vai ser entregue a cada um.
De acordo com a Cáritas, a educadora social do Centro Rainha Santa Isabel, Ana Rita Santos, tem providenciado sessões individuais e em grupo para esclarecer as dúvidas sobre este kit que poderão utilizar, muito em breve, nas suas próprias casas.
“Os participantes têm demonstrado grande interesse no projeto e na interação com novas tecnologias, afirmando que esta é uma excelente oportunidade de estimular a memória, capacidade de raciocínio e concentração, o que lhes permite melhorar a sua qualidade de vida”, explica a Cáritas.
O projeto “Rehab” tem como principal objetivo a estimulação cognitiva e a reabilitação funcional de forma individual e em grupo, de pessoas mais velhas, em ambiente assistido e ao domicílio, colocando à disposição dos participantes um kit multidimensional de tecnologias inovadoras e materiais tradicionais. Os instrumentos utilizados vão desde jogos geriátricos a jogos de treino cognitivo que são disponibilizados num tablet. Apresenta-se como uma importante iniciativa para a prevenção de doenças do foro cognitivo e motor dos cidadãos idosos, assim como uma alternativa à prestação de cuidados nas casas de pessoas mais velhas que residem sozinhas.