24 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cantanhede requalifica Bairro Vicentino

11 de Outubro 2019

O Bairro Vicentino, em Cantanhede, vai ser requalificado. A Câmara Municipal acaba de proceder à abertura de um concurso público para a reabilitação das 20 casas aí existentes, que tem um valor base de 1.421.350 euros.

Esta empreitada, que diz respeito a um investimento em habitação social, insere-se no Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Cantanhede, beneficiando de uma comparticipação financeira da União Europeia nos termos do regulamento desse programa, no que concerne à “concessão de apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais”.

De acordo com a autarquia, para além das obras a realizar nas 20 habitações, todas ao nível do rés-do-chão e com tipologias diferenciadas, os trabalhos contemplam também a reabilitação urbana das ruas confinantes – Rua da Alegria (poente), Rua Dr. Silva Pereira (nascente), Rua dos Malmequeres (sul) e travessa da Rua Silva Pereira (norte). Do investimento total, 1.052.415 euros destinam-se à parte do edificado e 368.934 euros à valorização do espaço público.

O Município explica que a requalificação das habitações visa “recuperar alojamentos de construção antiga e que se encontram em adiantado estado de degradação, de modo a dotá-las das condições de habitabilidade adequadas”. Em alguns casos, haverá alteração da sua tipologia, em função das necessidades de cada um dos agregados familiares, de acordo com o levantamento efetuado pelos serviços técnicos camarários, sendo o resultado final da obra 11 habitações T2, sete T3 e dois T4. As intervenções serão profundas, prevendo a autarquia que, na maioria das situações, apenas as paredes exteriores sejam aproveitadas. Entretanto, a Câmara Municipal está a providenciar alojamento para as famílias durante o período em que os trabalhos estiverem a decorrer.

Relativamente à reabilitação da zona envolvente, o objetivo é melhorar a qualidade de vida da população residente, fomentar a sua integração e promover a coesão social naquela zona da cidade.

O Bairro Vicentino, recorde-se, estava sob gestão da Sociedade de S. Vicente de Paulo de Cantanhede, instituição que, ao longo de décadas, tem ajudado pessoas e famílias carenciadas, providenciando alojamento e outros bens e tipos de apoio social.

A recuperação das habitações insere-se nos objetivos da “Carta Social Dinâmica do Concelho de Cantanhede”, instrumento de planeamento da autarquia que visa fazer do território municipal “um espaço social e territorialmente coeso, dispondo de uma rede de serviços e equipamentos sociais adequadamente dimensionada e distribuída, que permita responder com elevados níveis de eficiência às carências e problemáticas sociais existentes”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM