O Município de Cantanhede subscreveu o projeto “Letras para a Vida”, que tem como finalidade promover “a literacia, o envelhecimento ativo e a inclusão social”. A autarquia e a Escola Técnico-Profissional aderem a este projeto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, que está já implementado em vários municípios da região.
O protocolo que dá enquadramento a esse projeto foi assinado no sábado, em Vila Nova de Poiares, durante o III Encontro de Educação de Adultos Prá Vida. Visa, segundo o acordo, “contribuir para a diminuição da taxa de analfabetismo e do analfabetismo funcional, promovendo a literacia, a inclusão social e o desenvolvimento de competências e capacitação dos participantes, quer ao nível da leitura e da escrita, quer ao nível da aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”. Pretende, ainda, estimular o envelhecimento ativo, através da inserção da população alvo em contextos de socialização que lhe permita escapar ao isolamento e à solidão.
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra assume a coordenação científica e pedagógica do projeto, promovendo a participação de estudantes e docentes, e fica responsável pela formação sobre Alfabetização de Pessoas Adultas, bem como pelas atividades de investigação, disseminação e promoção científica e académica.
Ao Município de Cantanhede e à Escola Técnico-Profissional de Cantanhede cabe-lhes, enquanto parceiros. criar condições para o desenvolvimento das ações e iniciativas a levar a efeito, apoiando a sua concretização a vários níveis, quer através da cedência de espaços, transporte dos participantes e fornecimento de equipamentos e materiais, quer na divulgação do projeto junto dos destinatários e do público em geral, entre outros aspetos.