“Cada Segundo Conta” é o nome da campanha nacional de consciencialização para o enfarte agudo do miocárdio, promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O evento decorre no âmbito do Dia do Doente Coronário, que se assinalou ontem.
A campanha visa alertar para o conhecimento e compreensão do enfarte agudo do miocárdio e sintomas associados, alertando para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce. O objetivo é reduzir o número de mortes por enfarte. “Em Portugal, somos muito bons a tratar. Mas para tratar, os doentes têm que chegar até nós mais cedo e, para isso, devem ligar o 112 assim que reconhecerem os sintomas desta doença. Acreditamos que reduzir o número de mortes por enfarte é uma responsabilidade conjunta, dos profissionais de saúde e de uma população informada. É nesse sentido que surge esta iniciativa”, explicou João Brum da Silveira, presidente da APIC.
“Apesar da maioria das pessoas já identificarem quais são os sintomas do enfarte agudo do miocárdio, muitas vezes não atuam com a rapidez necessária. É importante que o tratamento ocorra o mais rapidamente possível após o início dos sintomas, reduzindo, assim, o risco de mortalidade, a reincidência de enfarte e complicações associadas”, alertou Pedro Farto e Abreu, coordenador nacional da campanha. A associação chama ainda à atenção para os sintomas de enfarte, como dores no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade.