A Auchan lançou, nesta época natalícia, uma campanha solidária que visa combater o desperdício alimentar e apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa. Com o lema “Estarmos juntos não é para desperdiçar”, assenta na venda de uma embalagem composta por três caixas herméticas adequadas para guardar alimentos. Esta embalagem, chamada “Birdbox”, já se encontra à venda em todas as lojas e desafia os consumidores a aproveitar e partilhar as sobras das festividades, como forma de combater o desperdício alimentar.
Esta ação tem a Cruz Vermelha Portuguesa e a Zero Desperdício como parceiros. Por cada recipiente vendido, 1,5 euros reverte a favor da Cruz Vermelha, que vai oferecer refeições a quem mais necessita. Na missão do combate ao desperdício no terreno, a Auchan tem como parceiro a Zero Desperdício, que ajuda diariamente a escoar o excedente alimentar para quem mais precisa.
“Só em Portugal, cerca de um milhão de toneladas de alimentos vai para o lixo, todos os anos, o que corresponde a 50 mil refeições diárias. Mais de 30 por cento do desperdício alimentar acontece em casa, no seio familiar. Culturalmente, o Natal é uma época em que a preocupação para que nada falte conduz a mais excessos e mais desperdício”, explica a Auchan.
Estas embalagens são adequadas para guardar as sobras e pretendem, como realça a empresa, “incentivar os consumidores a conservarem e partilharem os alimentos não consumidos com a família, amigos e até colegas de trabalho”, sensibilizando-os para que, em conjunto, combatam o desperdício alimentar ao longo de todo o ano.
Produzida em Portugal, a Birdbox é composta por três caixas herméticas de diferentes tamanhos, em plástico sem BPA, e está à venda por 4.99 euros. Inclui ainda um guia digital com dicas e receitas para ajudar os portugueses a combater o desperdício nas suas casas.