17 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Caminhadas da Acreditar apoiam crianças com cancro

11 de Outubro 2019

A Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro assinala amanhã (12 de outubro) os seus 25 anos com uma grande caminhada nas quatro cidades onde existem centros de oncologia – Coimbra, Porto, Lisboa e Funchal.

Este evento solidário e de sensibilização decorre em simultâneo nestas quatro cidades, entre as 10h00 e as 12h30, e pretende pôr muitas pessoas na rua a “caminhar pelas crianças com cancro”.

Em Coimbra a caminhada começa no Jardim da Sereia e termina na Praça 8 de Maio, junto à Câmara Municipal. Para informações sobre a participação, os interessados devem contactar a Acreditar, através do telefone 239 482 027, do telemóvel 912 304 983 ou do e-mail acreditar_nrc@acreditar.pt.

A Acreditar nasceu em 1994, quando um grupo de pais se mobilizou para criar uma associação que proporcionasse a melhor qualidade de vida possível aos seus filhos e a todas as famílias que se confrontam com o mesmo diagnóstico. A associação está, desde então, presente em todos os centros de oncologia pediátrica do país. Pretende assegurar, como realça no seu site, “uma rede de partilha e de afetos feita de crianças, jovens, pais e amigos”, procurando “enfrentar da melhor maneira as dinâmicas que o cancro infantil impõe”, através de um acompanhamento em todos os momentos da doença. Nas quatro casas da Acreditar – existentes nas quatro cidades onde decorre amanhã a caminhada -, nos hospitais ou ao domicílio, o apoio “desdobra-se nos planos emocional, logístico, social ou outro que as famílias necessitem”.

Em Coimbra a Casa da Acreditar está situada junto ao Hospital Pediátrico, dispondo de 20 quartos e muitos espaços comuns de convívio e logística. As famílias vindas de longe encontram aí “um lugar humanizado, onde podem assegurar facilmente os tratamentos dos seus filhos e reorganizarem a sua vida com condições dignas”. Todo o trabalho desenvolvido pela Acreditar é feito em estreita colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, nomeadamente através do Serviço Social, que encaminha as famílias para esta Casa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM