A Câmara de Coimbra iniciou, na terça feira, a empreitada geral de manutenção e requalificação da rede viária concelhia, que representa um investimento superior a um milhão de euros e obriga a alguns condicionamentos de trânsito.
Entregues à empresa Prioridade – Construção de Vias de Comunicação, SA, os trabalhos começaram na Rotunda do Jericó, entre a Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu e a Rua Mendes dos Remédios, na Freguesia de Santa Clara, e prossegue nos próximos dias até à Rua Central da Mesura, junto à rotunda de acesso ao IC2, passando pela Rua Rui Braga Carrington da Costa e Rua Observatório. Os trabalhados não preveem cortes totais de trânsito, mas implicarão, necessariamente, condicionamentos na circulação viária nos locais a intervencionar.
De acordo com a autarquia, esta empreitada prevê a repavimentação geral de diversas vias do concelho, contemplando a realização de fresagens e a colocação de uma camada de betão betuminoso a quente; a reposição da sinalização horizontal; a execução de drenagens e de saneamento e a correção de passeios, sempre que necessário. Os trabalhos irão provocar condicionamentos de trânsito, de modo a garantir a segurança dos trabalhadores e dos utentes da via, prevendo-se a supressão alternada de uma faixa de rodagem, com recurso a semáforos temporários.
Neste investimento, no valor de 1.131.749,74 euros, a autarquia ponderou o estado de degradação dos pavimentos e o seu grau de utilização em termos de tráfego rodoviário. No total, a intervenção soma cerca de 170.000 metros quadrados de superfície.