19 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Coimbra distingue sete personalidades da cidade

1 de Julho 2022

O Executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai atribuir distinções honorificas, de Grau Ouro e de Grau Prata, a sete personalidades – António Carvalho, Carlos Cidade, Francisco Andrade, Gonçalo Quadros, José Cunha Vaz, Manuel Marques Teixeira e Vítor Campos – que contribuíram para a elevação e dignificação da cidade ou que se distinguiram pelos seus contributos em prol da comunidade. A cerimónia ocorre no Dia da Cidade, 4 de julho e vai decorrer na Praça do Comércio, integrada no programa da Feira do Livro.

António Carvalho vai receber a Medalha de Dedicação de Grau Ouro a título póstumo. Era chefe de Divisão do Património e Aprovisionamento e das Compras e Logística da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), para a qual entrou como técnico superior em 1993. Em 2021 reformou-se devido a doença prolongada e faleceu em janeiro deste ano.

Carlos Cidade será distinguido com a Medalha de Ouro a título póstumo. foi vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra entre 2017 e 2021. O autarca iniciou a sua vida política como militante do PCP, tendo exercido funções de dirigente sindical da CGTP entre 1980 e 1993. Anos depois filiou-se no PS e entrou na vida autárquica a exercer funções de adjunto e chefe de gabinete do presidente da Câmara de Coimbra.

Francisco Andrade receberá a Medalha da cidade, Grau Ouro. Destacou-se pelo seu percurso notável em sociedade e na vida da cidade de Coimbra. Foi jogador e treinador de futebol. Dirigiu a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e foi vereador da CMC até 2017. Foram 40 anos ligados ao desporto e 20 à política, sempre com invulgar dignidade.

Gonçalo Quadros vai rececionar a Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro. É uma referência a nível tecnológico com a fundação e gestão da empresa Critical Softwares, que está sediada em Coimbra, mas encontra-se espalhada por Lisboa, Porto e tem subsidiárias nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Angola e Moçambique. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e doutorado em Informática e Redes de Computador.

José Cunha Vaz vai receber a Medalha da Cidade, Grau ouro e é um notável investigador, docente e médico oftalmologista. É autor e o coautor de mais de 550 artigos científicos, livros e capítulos de livros, tendo visto a sua primeira publicação em 1965, com a identificação da barreira sangue-retiana. Captou e organizou fundos comunitários para grupos de investigação dedicados à oftalmologia, engenharia biomédica e farmacologia.

Manuel Marques Teixeira irá receber a Medalha de Mérito empresarial, Grau Prata. Começou a trabalhar aos doze anos num estabelecimento comercial de António Matos Lucas, que com o passar dos anos se tornou num armazém de produtos alimentares. Permaneceu nessa empresa até 1971, ano em que adquiriu a Pereira & Santos, Lda. Atualmente é reconhecido pela qualidade no atendimento e motivação dos seus colaboradores.

Vítor Campos receberá a Medalha de Dedicação, Grau Ouro a título póstumo. Foi uma figura incontornável da cidade e do país no que respeita ao futebol e, sobretudo, da Académica de Coimbra. O jogador fez toda a sua carreira no Académica, em que vestiu a camisola do Briosa em 345 jogos entre 1963 e 1976. Foi o sexto jogador com mais encontros efetuados na história do clube e integrou a equipa quando foi vice-campeã na época de 1966/67.

Vasco Gervásio foi um dos grandes atletas da Associação Académica de Coimbra nos anos 60/70 do século passado, funções que exerceu ao mesmo tempo que foi concluindo o curso de direito. Em termos profissionais foi quadro superior na Segurança Social chegando a diretor de Serviço. De uma formação humana invulgar é um atleta que Coimbra recorda com mais saudade. Dado o nome de Vasco Gervásio a uma rua na Boavista junto da Escola de Hotelaria, no sábado.

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM