24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara de Coimbra apoia projetos sociais com 129 mil euros

14 de Fevereiro 2020

Nove Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Coimbra vão receber um total de 129 mil euros destinados a projetos sociais, obras de construção e beneficiação de espaços, aquisição de material ou atividades. Os nove protocolos foram assinados, na sexta feira, pelo presidente da Câmara, Manuel Machado, tendo sido aprovada a concessão deste apoio na reunião do executivo de 20 de dezembro.

Estes 129 mil euros, atribuídos no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS), vão contemplar o CULTURAL – Associação de Apoio Social e Desenvolvimento das Casas Novas (35.750,02 euros); a ACERSI – Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (27.077,16 euros); o Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra (4.751,99 euros); a Associação APOJOVI (16.610,39 euros); a Associação Olhar 21 (5.151,50 euros); a ADAV – Associação de Defesa a Apoio da Vida (13.559,53 euros); a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa (12.797,17 euros); o Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra (9.350 euros); e o Centro Social e Cultural 25 de Abril (3.750 euros).

A maior fatia vai para o CULTURAL, para comparticipar a segunda fase das obras de edificação das suas instalações. Esta intervenção vai possibilitar à comunidade, especialmente a que reside na União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, um equipamento para desenvolver diversas atividades de cariz social e de animação para a população, sobretudo idosos, num espaço polivalente.

O apoio concebido à ACERSI destina-se à reabilitação de parte interior do edifício/sede, com o objetivo de criar um gabinete de atendimento para cidadãos em situação socioeconómica e habitacional precária e/ou inexistente, principalmente em situação de sem-abrigo, e para o desenvolvimento da atividade de resposta do Refeitório Social, que tem capacidade, neste momento, para cerca de 500 pessoas.

O apoio ao Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra destina-se à aquisição de equipamentos e realização de pequenas obras de adaptação e conservação das suas instalações, visando “a melhoria do funcionamento e da capacidade de resposta”.

A Associação APOJOVI solicita apoio para comparticipar a atividade que desenvolve, no sentido de promover o bem-estar e o desenvolvimento socioeducativo das crianças e jovens, bem como a qualidade de vida e a inclusão social da população idosa.

A Associação Olhar 21 também solicita apoio à atividade, que tem como objetivo promover e facilitar a inclusão e a participação social plena de pessoas com deficiência, em particular com Trissomia 21, nas várias etapas da sua vida.

O apoio concedido à ADAV destina-se também ao desenvolvimento da atividade, que se centra essencialmente no apoio às mulheres grávidas e mães em situação de vulnerabilidade social e/ou económica e respetivas famílias.

Já a Cruz Vermelha solicita apoio financeiro para a aquisição de equipamento para o projeto Espaço ALMA Social, que visa dar uma resposta dignificante às pessoas e respetivos elementos dos agregados familiares em situação de pobreza e exclusão social, através da disponibilização integrada de cinco serviços: aprendizagem e capacitação; loja social; lavandaria comunitária; mercadinho mais e ateliê criativo.

O Banco Alimentar Contra a Fome solicita apoio para a sua atividade de recolha e distribuição de produtos alimentares, que lhe permite apoiar, durante todo o ano, muitas instituições no concelho.

Já o Centro Social e Cultural 25 de Abril solicita apoio da autarquia para a realização do projeto “Reviver Coimbra, Capital de Portugal”, dirigido a crianças de agregados familiares com fragilidades sociais e que visa a promoção do conhecimento e a valorização do património arquitetónico de Coimbra.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM