4 de Dezembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Câmara aprova aumento de 2,7% no tarifário para o próximo ano

16 de Dezembro 2022

A empresa municipal Águas de Coimbra propôs um aumento de tarifário de 2,7%, com exceção da tarifa social que se mantém inalterada, que foi aprovado na reunião da Câmara de Coimbra que teve lugar esta segunda-feira (12).

O documento dá nota de que este aumento acompanha a atualização de 2,7% dos preços do abastecimento e saneamento “em alta” por parte da Águas do Centro Litoral (AdCL), que irá fazer um aumento na mesma percentagem para o próximo ano, recordando ainda o momento de inflação e de aumento de custos de energia que afetam também esta empresa municipal.

“Caso não fosse feito qualquer aumento do tarifário e tendo previsto gastos na ordem de 30 milhões de euros para 2023, a Águas de Coimbra iria ter um resultado operacional negativo de 167 mil euros”, sublinha a empresa municipal.

Face a essa perspetiva “afigura-se absolutamente necessário proceder a um ajuste tarifário para o próximo ano”, defende a empresa municipal presidida por Alfeu Sá Marques, que propõe um aumento de 2,7% para todas as tarifas nos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.

De acordo com a proposta, a atualização do tarifário para um cliente que tenha um consumo de cinco metros cúbicos por mês, a fatura passa de 16,23 euros para 16,64 euros e para um cliente com um consumo de dez metros cúbicos por mês passa de 26,88 euros para 27,65 euros.

A Águas de Coimbra destaca que este aumento de tarifário “deverá levar a empresa a ter um resultado positivo de 883 mil euros em 2023”.

No documento, a empresa municipal realça ainda que esta proposta pressupõe que o caudal de efluente não ultrapasse um volume orçamentado de 12,5 milhões de metros cúbicos por ano (cujo tratamento é pago à Águas do Centro Litoral). Caso tal não se verifique, “será colocada nessa data a hipótese de nova atualização tarifária, que permita uma revisão orçamental, com reforço da rubrica de gastos de recolha e tratamento de efluentes”.

De recordar que, em 2021, foi também aprovado um aumento de cerca de 10% na taxa variável do tratamento das águas residuais da empresa municipal, enquanto se manteve o preço das restantes componentes da fatura.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM