22 de Maio de 2019 | Coimbra
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“Cada Segundo Conta” para prevenir o enfarte

3 de Maio 2019

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover, durante este mês, Mês do Coração, uma iniciativa para a consciencialização do enfarte agudo do miocárdio. Designada “Cada Segundo Conta”, esta campanha realiza-se em parceria com os ginásios Fitness Hut, através da divulgação, em todas as televisões presentes nos 39 ginásios, de informações sobre o enfarte agudo do miocárdio e os seus sintomas.

A campanha conta, ainda, com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da iniciativa Stent Save a Life, promovida no nosso país pela APIC, procurando alertar também para a importância do diagnóstico atempado e tratamento precoce da doença.

“O exercício físico moderado é uma das formas de prevenir os fatores de risco para o enfarte agudo do miocárdio. Sentimos, por isso, que é a nossa responsabilidade contribuir para alertar o maior número de pessoas possíveis sobre a importância de adotar estilos de vida saudáveis”, explica Sandra Santos, diretora de marketing e relações públicas dos ginásios Fitness Hut.

“Apesar da maioria das pessoas já identificarem quais são os sintomas do enfarte agudo do miocárdio, muitas vezes não atuam com a rapidez necessária. É importante que o tratamento ocorra o mais rapidamente possível após o início dos sintomas, reduzindo, assim, o risco de mortalidade, a reincidência de enfarte e complicações associadas”, alerta Pedro Farto e Abreu, coordenador nacional desta campanha.

O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, o que faz com que uma parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e nutrientes.

Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. “Não ignore estes sintomas. Ligue rapidamente 112 e siga as instruções que lhe forem dadas”, alerta a APIC, sublinhando que para “evitar um enfarte é importante adotar um estilo de vida saudável”, o que passa por não fumar, reduzir o colesterol, controlar a tensão arterial e a diabetes, fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico, vigiar o peso e evitar o stress.


  • Diretora: Zilda Monteiro

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