23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cabrito é “rei” nas mesas da Lousã

29 de Abril 2022

Nas mesas das terras lousanenses, durante os próximos dois fins de semana, o “rei” é o cabrito. Assado, no alguidar ou grelhado são algumas das variações que podem ser degustadas nos 13 restaurantes aderentes ao Festival Gastronómico do Cabrito na Lousã, que regressa com receitas de deixar “água na boca”

O Burgo, Casa Velha, Ti Lena, Sabores da Aldeia, À Terra, Villa Lausana e Adega da Villa são alguns dos estabelecimentos onde poderá provar o cabrito já a partir de hoje na Lousã, pois está de regresso o Festival do Cabrito, que tinha sido suspenso em consequência da pandemia da covid-19.

“Trata-se de um número significativo de restaurantes aderentes para um evento com estas características, que é um sinal importante e que mostra o interesse que estas iniciativas têm para o setor da economia e agentes da restauração”, salientou o presidente da autarquia, Luís Antunes.

Na rua Viscondessa do Espinhal, está situado o restaurante “Á Terra”, no Palácio da Lousã Boutique Hotel e é ali, na sala de refeições, com uma vista deslumbrante sobre a serra, que os visitantes podem degustar o típico cabrito, acompanhado do bom vinho tinto da Quinta de Foz de Arouce, um autêntico “casamento perfeito”.

Para entrada, o cliente é contemplado com cogumelos salteados com creme de cebola fumada e ovo cozinhado a baixa temperatura, “uma completa explosão de sabores” que adoça o paladar para o prato principal, o cabrito cozinhado em forno de lenha, com batatinha assada e grelos salteados. Apesar do nome, não é só com cabrito que os visitantes se deliciam, pois os restaurantes aderentes apresentam ainda uma seleção de sobremesas típicas e inovadoras, enriquecidas com os sabores únicos do Mel da Serra da Lousã e do Licor Beirão. Neste caso, é notória a preservação dos produtos endógenos da região, com o “Choux” de castanha e gelado de jeropiga, uma combinação de “comer e chorar por mais”.

O respeito pelas origens

Mas o que tem de tão especial o cabrito típico desta zona serrana? O chefe Flávio Silva, embaixador do evento e que está a promover a iniciativa com um vídeo publicitário, revelou ser a “envolvência com a montanha”.

“A diferença tem a ver com todo o turismo rural do nosso território e o com o respeito pelas origens, é sem dúvida uma experiência única”, desvendou, ao mencionar a tradicional receita, que leva ingredientes tão simples e tradicionais como azeite, sal, colorau, louro, alecrim, alho, malagueta, um bom vinho, “de preferência da região”, e claro, as mãos de quem o confeciona.

Esta é uma das receitas possíveis que podem ser apreciadas na Lousã este fim de semana e de 6 a 8 de maio e que podem ser confecionadas em casa, uma vez que uma das novidades do Município para esta edição é a entrega de um Kit, “É Só Juntar Cabrito”, aos comensais que inclui um QR Code com ligação para a receita e os ingredientes base.

“Esta receita é a que está no receituário da Lousã e que integra a recente Carta Gastronómica da Região de Coimbra e é ótimo, pois juntam-se aqui a degustação nos restaurantes, mas também o facto de as pessoas poderem levar consigo uma caixinha com os ingredientes para que possam experimentar e aprender”, esclareceu a vereadora da Câmara Municipal da Lousã, Henriqueta Oliveira.

Agora que estão feitas as apresentações, é hora de partir para as terras lousanenses e degustar esta iguaria e desfrutar das maravilhas da Serra da Lousã, pois segundo o autarca Luís Antunes, durantes os próximos dois fins de semana também “há descontos em passeios turísticos, na doçaria tradicional e em outras tantas experiências, que vão complementar a refeição de grande qualidade, que é o nosso cabrito”.

“A nossa perspetiva é boa, bem como a dos restaurantes pelo que esperamos que a nossa expetativa seja comprovada”, disse o presidente, que referiu que no concelho “já vai havendo alguns produtores de cabritos, que ainda não são em número suficiente, mas já estamos a dar passos no sentido de incrementar a produção, em particular nas zonas da Serra da Lousã”.

Além deste prato principal, os visitantes podem ainda degustar outros produtos endógenos, como o Mel Dop Serra da Lousã, da Cooperativa Lousã Mel, e o conhecido e ótimo digestivo, Licor Beirão, do empresário José Redondo, ambos patrocinadores do evento.

No fundo, por terras lousanenses pode vivenciar a experiência de um “casamento gastronómico perfeito” e a qualquer altura do ano, pois, apesar de ser o Festival do Cabrito, esta iguaria, bem como outros pratos e sobremesas bem típicas desta região, podem ser degustadas em qualquer estação.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM