15 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cabrito e Queijo Rabaçal aguçam paladares em Santiago da Guarda

31 de Março 2023

Os sabores da região vão estar em destaque na segunda edição do Festival Gastronómico do Cabrito de Sicó e Queijo Rabaçal, que decorre já este fim de semana (1 e 2 de abril), em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião.

Tendo como cenário uma “tenda gigante” montada para o efeito e preparada para receber os apreciadores da gastronomia regional, o certame vai contar com cerca de 20 expositores e três tasquinhas de associações da freguesia, com o intuito de “divulgar os produtos endógenos das Terras de Sicó, nomeadamente o Queijo Rabaçal e o cabrito, além de outras iguarias, como o mel vinho, azeite e a doçaria regional”, disse ao “Despertar” o presidente da Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, David Rodrigues.

Assim, durante dois dias os visitantes vão ter oportunidade de aguçar os paladares com os pratos confecionados pelas três coletividades da freguesia (Associação Cultural da Melrica, o Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda e do União Desportiva de Santiago). Iguarias onde o cabrito é o “rei” das mesas, confecionado de variadas formas: assado no forno com migas e grelos, de caldeira e ainda grelhado na brasa, “uma especialidade e inovação do festival”, bem como outros pratos e sopas típicas e doces regionais.

Segundo o autarca, as expetativas para a realização do certame, que regressa agora após o período pandémico, “são elevadas”. “Na primeira edição recebemos centenas de participantes, pelo que acredito que as pessoas estão desejosas de participar em eventos desta natureza, onde há petiscos, produtos endógenos de elevada qualidade e uma oferta cultural recheada de personalidade”, perspetivou David Rodrigues.

A gastronomia, que promete proporcionar um delicioso frenesim às pupilas gustativas, será acompanhada de animação cultural, que tem início amanhã (1), pelas 19h30, com Gabriel Gonçalves, seguindo-se a atuação do grupo Camisas Negras, que asseguram o ambiente de festa pela noite fora.

No domingo (2), o recinto abre portas às 10h30. No entanto, as tasquinhas só servem almoços a partir das 12h30 e jantares a partir das 19h00. A tarde será animada com momentos musicais proporcionados pelo grupo “Concertinas Michel Neves” (14h00) e, mais tarde, pelos concertinistas “Amigos da Gaita”.

A abertura do Festival Gastronómico do Cabrito de Sicó e Queijo Rabaçal está agendada para amanhã (1), pelas 19h00, com uma prova de produtos endógenos e com os jantares servidos nas tasquinhas a partir das 20h00. Este certame, de entrada gratuita, é promovido pela Junta de Santiago da Guarda, com o apoio do Município de Ansião e das associações da freguesia.

“Esta é uma oportunidade para os visitantes degustarem os sabores da região de Sicó e aproveitarem para desfrutar do fim de semana, pois temos muitos pontos de interesse para visitar além da boa gastronomia”, incentiva o presidente da Junta de Santiago da Guarda, David Rodrigues.

PROGRAMA

Sábado

19h00 – Abertura do festival seguido de prova de produtos endógenos

19h30 – Animação musical – Gabriel Gonçalves

20h00 – Jantares nas tasquinhas

21h30 – Animação musical – Camisas Negras

Domingo

10h30 – Reabertura do festival

12h30 – Almoços nas tasquinhas aderentes

14h00 – Animação musical – Grupo de Concertinas Michel Neves

19h00 – Jantares nas tasquinhas

19h30 – Animação musical – Grupo de Concertinas os Amigos da Gaita

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM