Criatividade, inovação e sustentabilidade são palavras de ordem na empresa CRU, sediada em Miranda do Corvo, que se dedica à produção de artigos decorativos e de brinquedos para crianças feitos de forma ecológica, em cortiça portuguesa.
“Porque não sustentáveis?”. Foi com esta questão que este projeto surgiu há cerca de um ano pelas mãos do casal Beatriz Almeida, de 27 anos, e José Miguel Ferreira, de 33 anos, residentes no território mirandense, que ambicionava que a sua pequena Carminho “tivesse um quarto e pudesse brincar com materiais diferentes”.
“Já tinha há muito tempo a ideia de criar um projeto nesta área e quando engravidei foi algo que se intensificou na minha vida, pois todos os brinquedos que víamos eram feitos de madeira ou plástico, pelo que considerámos que a cortiça seria o ideal”, referiu a empresária.
Beatriz Almeida, com formação em marketing, começou a desenhar as primeiras peças e quis partilhá-las com todas as famílias “e colmatar a necessidade que os pais têm diariamente em proporcionar às crianças um espaço dinâmico e interativo”.
“A cortiça é um material sustentável, que advém de uma árvore (sobreiro) que nunca é danificada, flexível, fácil de moldar e que não magoa”, salientou.
Assim, surgiu a CRU KIDS, com o lançamento de uma coleção de peças decorativas e jogos feitos em cortiça, centrados nos mais pequenos. Desde os jogos do galo e das formas à régua em formato de girafa para medir o crescimento dos mais novos, entre muitos outros artigos.
“Já estamos a preparar uma nova coleção a pensar em crianças de todas as idades”, revelou Beatriz Almeida.
Uma “receita” inovadora e com uma boa dose de criatividade e sustentabilidade em toda a criação das peças. “Nos jogos, por exemplo, as peças coloridas são pintadas à mão pela minha avó, com tinta à base de água”, disse, orgulhosa.
A CRU pretende ser uma empresa “familiar e sustentável” e que chega a casa de todas as famílias portuguesas e não só, pois o casal já ambiciona internacionalizar a marca.
“Temos tido um bom crescimento e queremos solidificar ainda mais a empresa em Portugal e talvez no final deste ano avancemos para o mercado espanhol”, perspetiva a empresária.
Embora o foco sejam os brinquedos, a CRU também confeciona produtos para a casa, calçado e acessórios, onde predomina a cortiça trabalhada de múltiplas formas, que podem ser encontrados na plataforma “online” (www.cruecoliving.com).
“A cortiça está inserida na minha família há mais de cinco gerações e o ‘bichinho’ por este material sempre esteve incutido em mim desde miúda e vai continuar a estar”, contou ao “Despertar”, Beatriz Almeida.