21 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Bombeiros de Soure comemoram 132 anos ao serviço da população

18 de Novembro 2022

Este domingo (20) é dia de festa para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Soure que completa 132 anos ao serviço da população.

“Vai ser um dia para festejar o nosso aniversário e para honrar algumas pessoas que também já não estão connosco, bem como o corpo ativo”, disse ao “Despertar” o comandante da corporação João Paulo Contente.

Este será um momento, segundo o operacional, “para darmos também a conhecer aquilo que é o nosso trabalho, que não são apenas os incêndios, pois isso é apenas uma pequena parte da nossa atividade”. “Há muitos serviços além desse, desde tirar o gato da árvore, a desentupir sarjetas a transportar um doente ou socorrer num acidente. Trabalhamos 365 dias por anos, 24 horas por dia ao serviço da nossa população”, salientou o comandante.

As comemorações iniciam este domingo (20), pelas 15h00, com a formatura do corpo ativo e com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Soure. Segue-se a receção das entidades oficiais e a entrega das medalhas de assiduidade aos operacionais com 5, 10, 15 e 20 anos ao serviço da corporação. Por último, vai ter lugar a sessão solene com intervenções das entidades oficiais, após o desfile apeado com formatura e motorizado.

João Paulo Contente faz um balanço positivo deste ano de atividade da sua corporação que conta com 80 bombeiros voluntários. “Conseguimos atingir objetivos que tínhamos delineado, nomeadamente na aposta da continuidade da renovação da frota de viaturas, de equipamento de proteção individual e estabilidade do corpo ativo”.

Já maiores dificuldades, acrescenta, prendem-se com a frota da área da saúde, “pois não há veículos para entrega imediata”. “Temos um concurso que faz um ano em dezembro e que teria um prazo de seis meses para entrega de duas ambulâncias, que ainda não chegaram, pelo que não é por falta de vontade da direção nem do Município que não conseguimos ter veículos para substituir os atuais”, justificou.

Para o próximo ano, o comandante dos Bombeiros de Soure ambiciona “dar continuidade do trabalho e aos objetivos traçados, principalmente na renovação automóvel da área da saúde, pois as ambulâncias que têm um desgaste acrescido e com alguns anos de vida de modo a garantir o conforto dos nossos utentes e dos nossos bombeiros”. “Este é um trabalho que temos tentado fazer todos os anos naquilo que nos é possível fazer”, reforçou.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM